Alquimia Operativa. Conteúdo que Transforma

Perfil 2016 II

Olá! Meu nome é Daniel Fidélis. Sou autor do Blog Alquimia Operativa e fundador da Irmandade Hermética da Sagrada Arte, I::H::S::A::.

E se você está a procura de um site que ofereça conteúdo especializado sobre Alquimia, Hermetismo e assuntos afins, está no lugar certo.

PAIXÃO PELA ALQUIMIA – UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

Gostaria de compartilhar com você como surgiu o meu interesse pela Sagrada Arte e quais foram os primeiros passos que eu dei nesta aventura apaixonante que é a Alquimia.

O despertar

No final do ano de 1993 estreou uma novela na Rede Globo, chamada Fera Ferida. Possuía alguns personagens curiosos, ambientados em um “Realismo Fantástico”.

Um dos personagens chamava-se Raimundo Flamel. Um alquimista que transformava ossos humanos em ouro.

origem Alquimia Operativa

Quando eu vi o laboratório, com todos aqueles instrumentos, a ornamentação, a atmosfera de mistério que imperava no lugar, pensei: É isso o que eu quero!

origem Alquimia Operativa 2

Eu realmente senti o desejo de viver aquilo, todos os dias. Não como um passatempo de final de semana ou dedicar o tempo que sobra, algumas noites por semana.

Quando a paixão pela Jornada supera as turbulências da vida, o caminho se revela. Daniel Fidélis.

O aprendizado

Na época, com 18 anos de idade, meu conhecimento sobre Alquimia era quase zero. Não existia internet para pesquisar e eu não conhecia nenhum alquimista.

Resolvi cursar Química. Era o mais próximo que eu conseguia chegar.

4 anos depois eu passei no concurso público para a Casa da Moeda do Brasil (meu primeiro e único emprego). Fui trabalhar com Fundição de Ouro, Prata e Bronze.

Nesta época, conheci dois Senhores (no Setor de Fundição) que praticavam a Alquimia Operativa. Eles, por sua vez, aprenderam com um grupo de Alemães.

A aproximação, amizade e, posteriormente, discipulado, foi inevitável.

4 anos depois, após o falecimento de um e aposentadoria de outro, fui nomeado Coordenador de uma Estação de Tratamento Físico – Químico de Efluentes Industriais. A função do Setor era de transformar o efluente proveniente da fabricação de moedas em água livre de contaminantes.

No período, ajudei a escrever um manual de operação, chamado: As 7 etapas da purificação do efluente.

Em termos de aprendizado, foi uma época bastante rica. Relacionei todas as etapas do tratamento com trechos da Tábua de Esmeralda.

Em cada passagem deste importante escrito Hermético, é possível enxergar um significado Operativo e um Simbólico.

Comecem pela Tábua de Esmeralda. Aplique-a em tudo.

Paralelo a tudo isso, me embriaguei com todos os livros que pude comprar sobre Alquimia e Hermetismo.

Recolhi todos os fragmentos que pude encontrar sobre o tema. Organizei as informações e vivenciei ao máximo que me foi possível. Trata-se de um processo que sempre estará em evolução.

O Alquimista é um Hacker. Ele hackeia a própria vida, tornando-a mais sutil e virtuosa. Daniel Fidélis.

O partilhamento

Ao longo da Jornada, conheci outras pessoas, que, como eu, estavam engajadas com a Tradição Alquímica. Pessoas que realmente estavam comprometidas com a Arte.

Decidimos formar um grupo fechado para compartilharmos as nossas descobertas, os nossos progressos e os nossos fracassos. Seguindo os mesmos moldes da Turba Philosophorum.

Em 2010 decidimos partilhar o nosso aprendizado e a nossa experiência com novos buscadores, preenchendo uma enorme lacuna no Brasil.

Em 2012 começamos a receber novos alunos, inaugurando o nosso sistema de aprendizado estruturado em Graus e Câmaras de Estudo.

A partir de 2014, os membros do Grupo original desistiram do projeto, por razões pessoais (saúde e familiar). Surge o blog Alquimia Operativa.

O blog Alquimia Operativa foi criado em 8 de Janeiro de 2014, motivado pelo desejo de compartilhar conteúdo gratuito e de qualidade sobre Alquimia.

Mais recentemente, ampliamos a nossa abordagem para as áreas holísticas, devido à complementariedade dos assuntos.

Já recebemos mais de 2 milhões de visitas. E, milhares de leitores tornaram-se assinantes do nosso blog (e aumenta a cada dia).

O blog Alquimia Operativa é o principal divulgador da Irmandade Hermética da Sagrada Arte, IHSA, fundada em 2011, com membros em vários países.

Desde o início, acalentamos a criação de algo perene, que possa ser levado adiante por outras pessoas. Seja através da estrutura que criamos ou com a fundação de sua própria Escola.

Acredito que nenhum projeto é bem sucedido se não pode ser multiplicado.

Quem reclama para si a exclusividade deste ou daquele Conhecimento não tem outro interesse, senão o monopólio e a auto promoção. Daniel Fidélis.

LOCALIZAÇÃO

Estamos sediados na cidade de Miguel Pereira – RJ. Uma estância climática localizada a 618 metros acima do nível do mar e a menos de 2 horas da capital do Rio de Janeiro.

Por se tratar de uma cidade turística e, portanto, contar com várias opções de hospedagem, estamos preparados para a realização de eventos presenciais.

Algumas imagens:

lago do javary
Lago do Javary
Nossa rua
Rua
nova
Entrada

IMG_3003Futura horta com plantas medicinais

Oratório Biblioteca
Oratório, biblioteca e local de gravação das aulas

LEGALIDADE

O blog Alquimia Operativa é um projeto do Instituto Sutilizar, uma sociedade legalmente constituída, registrada na Receita Federal sob o CNPJ 12.015.847/0001-29 e IE 87.203.344.

PRINCÍPIOS

Missão

Ser referência em Alquimia.

Visão

Investigar e propor aplicações práticas do conhecimento hermético e áreas complementares à alquimia, de modo a contribuir para a realização espiritual do Ser Humano.

Valores

Excelência na forma e no conteúdo das publicações; Utilizar meios modernos de disponibilizar o conhecimento; Inovação.

ALQUIMIA & ESPAGIRIA

Receba GRATUITAMENTE mais conteúdos sobre ALQUIMIA & ESPAGIRIA no seu eMail!>