5 Qualidades Muito Úteis para um Alquimista

Neste artigo, serão examinadas cinco qualidades muito úteis para um alquimista. Quanto maior o número destas e outras qualidades você possuir, maior será a facilidade de desenvolver-se nesta Arte.

Passemos, então, às 5 qualidades muito úteis para um alquimista.

1. Observador

5 Qualidades Muito Úteis para um Alquimista - Observador - Alquimia Operativa

Todo o trabalho do alquimista inicia na observação. E o que ele observa?

Ele observa a si mesmo, o seu próximo e a Natureza. Não como partes isoladas mas, integrantes de um mesmo sistema. Através da observação, o alquimista aprende com a Natureza e tenta reproduzi-la em seu laboratório.

2. Autodidata

5 Qualidades Muito Úteis para um Alquimista - Auto Didata - Alquimia Operativa

O autodidata é a consequência do observador e do curioso.

Um alquimista tem a capacidade de auto-educação, aprende de forma autônoma, por seu próprio esforço. Concentra-se no seu objeto de interesse.

Porém, não descarta a possibilidade de uma orientação.

3. Sensível

5 Qualidades Muito Úteis para um Alquimista - Sensibilidade - Alquimia Operativa

Os gregos utilizavam o termo Aisthesis para significar a sensação em geral ou a capacidade de perceber. Depois, e ao longo da tradição filosófica, tais informações seriam trabalhadas pela razão capaz de recolher os dados confusos e elaborar conceitos e juízos a partir deles. Platão pensava que a sensação era uma capacidade humana insuficiente para o alcance da verdade. Baumgarten usará o termo dos gregos para fundar no século XVIII a disciplina chamada “Estética” que se ocupará, segundo ele, do conhecimento dos sentidos.

O que melhor resume a sensibilidade é que ela é uma capacidade de ter atenção às coisas, o modo como nos dispomos ao que não somos e não conhecemos. O uso da razão, a produção do pensamento, depende desse gesto inicial de disposição, que envolve silêncio, a boa passividade e a escuta. O esforço de cada um, de todos os seres que sentem e usam a razão (sejam alquimistas, ou não), deve ser o de reunir, estabelecer pontes, reintegrar as capacidades. Toda nossa relação com a natureza e com o outro – além da relação com nosso próprio corpo, nosso próprio eu – depende deste esforço de integração do que está separado.

O alquimista deve estar propenso a perceber as sutilezas que o cercam.

4. Industrioso

5 Qualidades Muito Úteis para um Alquimista - Industrioso - Alquimia Operativa

Em seu trabalho operativo, o alquimista irá deparar-se com diversas situações onde a sua criatividade e capacidade de improvisar serão postas à prova.

Ele se dedica a uma Arte em que não existe um padrão totalmente definido. Cada artista acaba desenvolvendo um modus operandi totalmente pessoal.

Por isso, a qualidade de industrioso lhe será bastante útil para a construção e/ou adaptação de instrumentos, acessórios e equipamentos. Nem tudo é encontrado pronto no mercado.

Costumo dizer que um dos primeiros itens de qualquer laboratório é uma boa caixa de ferramentas.

5. Visão holística

5 Qualidades Muito Úteis para um Alquimista - Visão Holística - Alquimia Operativa

O termo holismo origina-se do grego holos, que significa todo.

A holística basicamente é uma atitude diante da realidade, uma forma de ver e compreender o mundo, um espaço onde é permitido um intercâmbio dinâmico entre Ciência, Arte Filosófica e as Tradições Espirituais, sendo exatamente esse intercâmbio que se propõem como uma das mais criativas formas de enfrentamento dos desafios deste início de século.

Não exclui, não condena, não separa. Não nega nem afirma. Trata, tão somente de construir pontes, de estabelecer nexos e correlações entre campos até então considerados inconciliáveis como entre a Ciência e o Misticismo, a Arte e Filosofia.

Assim, o alquimista considera várias áreas do conhecimento para cooperar com sua Obra. Antigamente, os alquimistas eram agricultores, vidreiros, ferreiros, etc. A ideia de especialização é recente e acabou limitando sua visão do todo. Por isso, a dificuldade de alguns em assimilar a variedade de temas abordados em nosso blog.

Considerações

Então, quantas das qualidades indicadas acima você pode dizer que possui?

É evidente que se trata, apenas, de uma opinião pessoal. Provavelmente, sua lista seria diferente da apresentada.

E, certamente, existem outras igualmente úteis. Gostaria de compartilhar alguma? Deixe seu comentário e enriqueça nosso artigo.

Não deixe de se cadastrar, gratuitamente, para receber novidades em seu email:

ESOTERISMO, MISTICISMO E OCULTISMO

Junte-se a milhares de sinceros buscadores e receba, GRATUITAMENTE, notificações, artigos e dicas imperdíveis para a sua Jornada!>

23 Comentários


  1. Estou tentando eliminar a aflição, angústia, ansiedade, para chegar na Paz profunda.
    Namastê!

    Responder

  2. Boa tarde caros irmãos . Sou muito observador e através do silenciar-me procuro me conectar observar o que a maiorias das pessoas não percebem. através da sensibilidade procuro respostas . Autodidata tenho facilidade e sou muito curioso estou sempre a procura de novos aprendizados . Industrioso bom isto com certeza estou sempre inventando ferramentas para fazer minhas esculturas pois são de difícil acesso . Blessed

    Responder

  3. Gostei do enunciado como defendo o mesmo pensamento, gostaria de participar.

    Responder

  4. Observação, autodidatismo, sensibilidade, industriosidade e visão holística! Qualidades necessárias e verdadeiramente úteis. Quando em trabalho sincero e íntegro, facilmente percebe-se o quanto essas características interagem e (trans)formam uma personalidade. Quiçá venham a agir e pensar como alquimistas nossos professores, médicos, arquitetos, religiosos… Gratidão.

    Responder

  5. Acredito que mais uma qualidade seria bem-vinda:

    A Disciplina:

    A disciplina vem do latim e significa “a instrução que o aluno recebe”.
    É um autotreinamento específico, novos hábitos de pensamento, ação e linguagem para se alcançar a perfeição.
    A Disciplina pode ser atingida através de pequenas tarefas específicas.
    O planejamento de pequenas tarefas para uma determinada hora do dia, e esse planejamento ajuda a ter concentração e evitar a procrastinação.
    E dentro da disciplina convêm manter um registro das realizações obtidas ao longo do tempo.
    Assim será possível gerenciar adequadamente o tempo e apenas com a disciplina é possível atingir o controle temporal.
    “A disciplina é a chama refinadora através da qual o talento se transforma em capacidade. __Roy Smith”

    Responder

  6. Concordo plenamente com as qualidades acima descritas para um alquimista, embora na questão de “Industrioso”, eu tenha uma certa dificuldade para execução

    Responder

    1. No “industrioso” se enquadram também outras tarefas realizadas com as mãos (digitadores, capinadores de roça, pedreiros, padeiros, pintores, artistas plásticos, dentistas, cirurgiões, artesãos, costureiros, cozinheiros, jogadores de volei, basquete, tênis de mesa e de campo, nadadores, remo etc), com os pés (futebolistas, atletas de corrida etc) e também os que operam com o cérebro, produzindo literatura e representando no teatro e no cinema, operam com o olhar, filmando ou tirando fotografias, e com os ouvidos, gravando um som ou compondo um melodia.

      Responder

  7. Eu tenho as qualidades de visão holística, pois todos e tudo está interligado, aprendi isto após estudar muito sobre diversas religiões, sobre budismo e os ensinamentos herméticos de Hermes o Trimegisto, e outros místicos e pensadores. auto didata pois procuro aprender tudo que possa ser útil e esclarecedor, quanto a sensibilidade ainda não consigo “ler” os outros seres humanos que não têm boas intenções, olho para o próximo como se olhasse para mim mesma, mas muitas vezes não é meu real reflexo. Precisamos sempre nos aperfeiçoarmos para que cheguemos à iluminação! Muito grata por mais esta oportunidade de aprendizado! Namastê

    Responder

    1. Todos nós temos o nosso lado luz e lado sombra e tendemos a ver o nosso próximo como se estivéssemos nos vendo. Assim, quando vibramos mais na sombra do que na luz, vamos ver o nosso próximo também mais na sombra do que na luz. Então, para percebermos bem aquilo que acontece ao nosso redor, inclusive as intenções das pessoas que nos abordam ou convivem conosco, primeiramente precisamos silenciar nossa mente. Uma das maneiras de fazer isso é ficar atento à própria respiração, que deve ser abdominal (contrair o abdômen enquanto inspira e relaxá-lo ao expirar). Depois de relaxar os ombros, vamos fazendo uso de nossos ouvidos, nosso olhar, nosso nariz e nosso toque para nos comunicar com aquilo que acontece ao nosso redor, inclusive com as pessoas que nos abordam ou convivem conosco.

      Responder

  8. olá irmãos gostei desses 5 tópicos foi bom pra ver o que ainda me falta para atingir o objetivo da alquimia.
    esses estudos estão sendo de grande serventia e estou praticando e me dedicando ao máximo.
    abraços fraternos.

    Responder

  9. Maravilhoso artigo.
    Informando e ensinando de forma simples e alquímica …
    Obrigado.

    Responder

  10. Gostei das 5 qualidades pessoais porque dificilmente penso nisso. Sou observadora e muito, tenho personalidade introspectiva e pouco me manifesto verbalmente, principalmente em grupo quando o assunto é futil. Gosto quando o assunto é proveitoso. Escuto mais do que falo. Observo o mundo e como se conduz a humanidade.
    Me tornei autodidata aos 55anos, quando descobri a internet, lia muito os livros que me caiam as mãos e agora sinto ter um mundo de informações a meu dispor, essa biblioteca eletrônica me fascina. Sou curiosa e gosto de saber diversos assuntos. Andei por muitos caminhos e bati em várias portas, encontrei muitos que guardam ensinamentos só para si e, muitos adormecidos.
    Minha sensibilidade não é muito aguçada, pois me intitulo “faísca atrasada”, depois eu começo a pensar e raciocinar as coisas que vivencio. Preciso trabalhar melhor esse lado.
    Sou bastante hábil e criativa, em mim mesma, sempre tenho idéias e muitas, sou o tipo que faz, manufatura se preciso, em casa lido com eletricidade, hidraúlica, jardim, costura, e outros.
    Quanto a Visão holística, acredito nas ligações entre Filosofia (pensamento), Ciências (raciocínio lógico) e a Tradição espiritual (como religião, não mais-não quero) mas num modo de sensibilidade quase mediúnica de sentir as coisas(não é sempre-é aleatório, espontâneo) como sonhos, intuições e visões (sem substâncias).
    Outras qualidades que penso possuir são: a misericórdia (ajudo sem olhar se merece ou não), piedade daqueles que sofrem ao acaso, conservo a natureza e expresso isso verbalmente sempre quando posso, pois gostaria que o Planeta Terra fosse bem mais cuidado, como uma jóia, sou altruísta cedendo a outrem uma oportunidade de que necessite.
    Obvio que em contrapartida há muitas qualidades que precisam urgentemente de ajustes, pois acredito que o mais difícl é mudar para melhor.
    Tudo isto é claro, são meramente minhas opiniões.
    Grata, pela oportunidade de expressão.

    Responder

    1. Você é um espírito grandioso;sinto-me honrado em compartilhar essas palavras contigo.
      Paz profunda

      Responder

  11. Sim, me identifico com todos, o estudo da Doutrina Espírita inclusive me ajudou muito em todos os tópicos, inclusive no prestar atenção ou observar a natureza, as pessoas, tudo! A Doutrina Espírita é Ciência, Filosofia e Religião, entendo bem o que é isso, a base holística também faz parte, pois coincidentemente eu faço o curso de Meio Ambiente, e sou industriosa, mas este é o meu problema, falta-me disciplina por gostar de muitas coisas, aprendo sozinha e me perco na hora de me dedicar, este é o ponto chave!!!

    Responder

  12. Fratres e Sorores
    Não somos elementos desconexos. Somos membros de um todo e em nome desse Todo trago uma sugestão: durante o ritual de Egrégora (para mim uma Deusa), emanar uns para os outros essas cinco qualidades;enriquecidas com respiração adequada,incenso,salmos,etc. O resultado poderá surpreender.

    Responder

    1. Obrigado irmão ,por essas diretrizes. tenho tido dificuldade com o Ritual da Egrégora. tenho tido dificuldade para relaxar mesmo ficando quietinha e respirando. consegui algumas vezes, mas as vezes vejo imagens que não é o que foi proposto. Se puder me ajudar ,ficaria imensamente grata.

      Responder

  13. O universo nos da tudo e é através desta metodologia de observar, estudar sensibilizar, racionalizar, engendrar e se conectar ao todo construindo pontes que acredito ser o caminho da evolução

    Responder

  14. Eu comecei o artigo com tudo indo muito bem.
    1 Observador,ate ai tudo bem,alem de abservar tambem tiro minhas conclusoes.
    2 Autodidata,muito curiosa tambem costumo criar e querer aprender sozinha sobre tudo,
    3 Sensibilidade,extrema,chego a chorar ate com filme e propaganda.
    4 Industrioso,perfeito,sempre cirando artesanatos e recilcagens,escrever,contar,pintar pecas,
    5 Visao Holistica,dai nao deu certo,eu simplesmente nao suporto as pessoas no mundo,acho todos tao errados,nao me conecto com ninguem muitas vezes.Isso e um desafio para mim.
    Outro ponto a destacar seria a obra a ser deixada,todo alquimista tem que deixar alguma obra.

    Responder

  15. Grato, tenho tais qualidades,
    acredito que devo aperfeiçoa-las
    Gratidão.

    Responder

  16. Eu em particular, consigo absolver todas as 5 qualidades a cima descritas principalmente auto didata.
    Mas,me falta a disciplina e confiança ,que são fundamentais para um iniciante , sou muito questionador em certos aspectos.

    Responder

  17. Olá, estou chegando agora, li todos os relatos, tenho em mim as 5 qualidades muito bem definidas, sou observadora principalmente do comportamento humano, das sutilezas, dos princípios, meios e fins; autodidata, aprendo por mim e busco orientações quando necessito de trocas; sensibilidade para compreender e reverberar, industriosa pela arte, pelo escrever, jardinar e construir minhas próprias ferramentas com criatividade e originalidade; e visão holística, me entendo parte do uno, do todo e disciplinada.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *