Certamente você já ouviu alguém pronunciar algum desses termos: “isso é uma seita”, “o mundo é dominado pelas sociedades secretas”, “ele faz parte de uma ordem iniciática”.
Mas você sabe definir, com exatidão, o que caracteriza uma seita, sociedade secreta ou ordem iniciática?
Este é o objetivo do presente artigo.
Leia com atenção, pois ao final dele você saberá classificar qualquer grupo que se enquadre em um ou mais critérios elencados ao longo do texto.
O que é uma Seita?
Para que possamos classificar um grupo como seita, ele precisa reunir algumas características.
Basicamente, existem dois tipos de seita:
1º Tipo: Secare – Cortar. Um grupo, frequentemente de natureza religiosa ou espiritual, que se separa de um tronco principal.
Exemplo: igreja protestante. Todas as denominações protestantes têm origem na divisão ocorrida na Igreja Católica Apostólica Romana (o tronco principal).
Qualquer grupo que surge como um cisma de um grupo original é uma seita.
2º Tipo: Sequi – Seguir. Esse é o tipo mais complexo de seita. Pois, nem sempre conseguimos enxergar, com clareza, a sua realidade interna.
Esse tipo de seita reúne as seguintes características:
Possui um líder carismático que se proclama o detentor de uma verdade absoluta. Deve ser seguido de modo que a sua autoridade jamais pode ser questionada.
Quebra radical dos laços sociais. Seus adeptos devem seguir um código excessivamente austero de vida em relação aos costumes da sociedade e, frequentemente, tendo que romper as relações com a própria família.
O mundo exterior é visto como inimigo. Os membros são levados a acreditar que todos os valores da sociedade vão de encontro àqueles defendidos pelo grupo. Assim, deve-se buscar o completo rompimento com a ordem estabelecida.
Utilizam textos sagrados para justificar as suas ações. Normalmente, as seitas utilizam passagens de textos sagrados (ou mesmo livros sagrados) como forma de fundamentar a sua forma de atuação. Normalmente, com interpretações exóticas.
Reclusão física. Algumas seitas adquirem terrenos para que o líder e seus seguidores possam viver de acordo com as suas próprias regras abusivas. São modelos autocráticos onde as decisões do guru devem ser soberanas.
O desligamento é visto como traição. Seitas radicais desestimulam a saída dos seus membros, que devem permanecer fiéis ao líder e ao propósito pelo resto da vida.
Cobrança abusiva. É frequente que os adeptos de seitas tenham que doar enormes quantias ou mesmo doar os seus bens materiais para a seita, como prova de fidelidade e crescer na hierarquia.
Essas são as principais características de uma seita.
Cabe esclarecer que nem toda seita é nefasta em seus propósitos ou forma de atuação. As igrejas protestantes são um grande exemplo de seitas que podem conduzir a pessoa a uma vida virtuosa (especialmente quando não há abusos ou desvio do propósito).
Sociedade Secreta
De forma geral, uma sociedade secreta é um grupo organizado cuja atividade e propósitos são escondidos dos não-membros e da sociedade em geral.
Essas sociedades geralmente têm códigos de conduta, cerimônias e rituais, e podem ter objetivos políticos, econômicos, sociais ou de natureza espiritual.
Quando se fala em “sociedade secreta” na internet, sempre surge um comentário do tipo: “ah, se está na internet, se sabemos o nome, não é secreta”.
Bem, apesar de fazer algum sentido, é uma “meia-verdade”. Pois, existem vários tipos de “sociedade secreta”. Na verdade, um espectro de discrição.
No nível mais profundo, existem as sociedades puramente secretas. Apenas aqueles que a integram têm conhecimento de sua existência, bem como de seus membros, objetivos e modo de atuação.
Quando se tornam conhecidas, isso ocorre após a sua suposta extinção.
No nível intermediário, sabe-se apenas que tal grupo existe. Somente o seu nome exterior é conhecido do público. Nada mais é divulgado.
Em um nível mais externo (mas ainda secreto) sabe-se do seu nome público e alguns dos seus integrantes são conhecidos. Contudo, o real objetivo, bem como o seu “modus operandi”, são totalmente encobertos.
Frequentemente, nesse tipo de sociedade ocorre o recrutamento para as esferas puramente secretas, mas não é uma regra.
Ordem Iniciática
Uma ordem iniciática é um grupo que se dedica à busca espiritual ou ao desenvolvimento pessoal através de rituais, cerimônias e ensinamentos.
As ordens iniciáticas geralmente têm uma estrutura hierárquica e seus membros passam por níveis progressivos de iniciação. Esses grupos podem ser baseados em crenças religiosas ou espirituais.
Utiliza-se o termo “ordem” devido a indispensável presença de uma “regra”.
Assim como todas as ordens religiosas são reguladas por uma regra, as iniciáticas também funcionam segundo normas muito bem definidas.
Para completar a definição, devemos tecer alguns apontamentos relativos ao termo “iniciática”. A primeira palavra que nos vem à mente é “iniciação”.
A palavra “iniciação” vem do latim “initiatio” e existe um duplo significado: pode ser um ritual de admissão em uma Ordem ou um processo de elevação interior.
Conforme a definição acima, podemos inferir que um membro de determinada Ordem Iniciática pode ser submetido a um ritual de iniciação sem, no entanto, ser um iniciado.
O contrário também pode ocorrer: uma pessoa pode nunca adentrar em uma Ordem Iniciática e ser um verdadeiro iniciado.
Isto ocorre porque os dois processos (ritual de iniciação e processo de elevação espiritual) são independentes.
As Organizações Iniciáticas como um todo são o caminho mais seguro para a busca do conhecimento esotérico e a iniciação interior.
Considerações importantes
Se você leu e refletiu satisfatoriamente sobre todas as informações que disponibilizamos neste pequeno texto, está apto a discernir sobre a natureza de qualquer grupo que venha a tomar conhecimento.
Você também deve ter concluído que um determinado grupo pode se enquadrar em dois (ou mesmo nos três) tipos acima descritos.
Evitamos dar exemplos específicos. Com isso, evitamos possíveis aborrecimentos devido a interpretações distorcidas.
Existem grupos dos três tipos que podem conduzir tanto à degradação moral e espiritual quanto promover um verdadeiro avanço daqueles que a integram.
Portanto, jamais classifique algo como sendo bom ou ruim apenas por pertencer a este ou aquele tipo.
➜ Conheça as Formações da nossa Escola de Alquimia e Esoterismo
Warning: Undefined array key “capture__title” in /home/u311911884/domains/alquimiaoperativa.com/public_html/wp-content/themes/vdb-athena/template-parts/blocks/capture/capture.php on line 41
Warning: Undefined array key “capture__subtitle” in /home/u311911884/domains/alquimiaoperativa.com/public_html/wp-content/themes/vdb-athena/template-parts/blocks/capture/capture.php on line 42
O que achou do conteúdo?
Conte nos comentários.
Muito interessante, gostei obrigada por compartilhar.
No aperfeiçoamento está a sabedoria
Muito bom.
Excelente texto. Elucidativo a respeito de muitos fenômenos sociais além de ser bem esclarecedor sobre como e onde devemos trilhar nosso caminho de elevação Espiritual. Obrigado por compartilhar.
De uma profundidade impar.