A palavra Magia sempre despertou a curiosidade entre aqueles que sentem inclinação para os estudos ocultistas.
Sobre a Magia, assim se pronunciou Francis Barrett, cuja obra figura nesta lista:
É uma ciência muito boa e louvável da qual uma pessoa pode tirar proveito, tornando-se sábia e feliz. Sua prática está longe de ser ofensiva a Deus ou ao Homem, pois a própria raiz ou fundamento de toda a magia brota das Escrituras Sagradas. E por essa razão, os sábios eram chamados Magi.
Achou a ideia do artigo interessante? Então, compartilhe com seus amigos. Compartilhar é se importar!
Por que uma lista eclética?
Os livros indicados neste artigo representam diversas vertentes da magia. Pois, a lista é voltada para quem deseja estudar sobre o assunto mas não sabe por onde começar.
Sugiro que observe, atentamente, a descrição de cada uma das obras indicadas. Comece por aquelas que mais despertam o seu interesse. Aprofunde-se nas que tocam o seu coração.
Trata-se de um “primeiro passo” a fim de conhecer os principais sistemas de magia.
Sem julgamentos, sem radicalismos…
Todas as capas foram digitalizadas a partir dos meus próprios exemplares. Para visualizá-las em tamanho maior, clique na respectiva figura.
Ressalto que não comercializamos nenhum dos títulos abaixo. Também não disponibilizamos PDF’s de terceiros (sem autorização) para download. Você deve pesquisar em sebos e livrarias.
Qualquer pessoa que deseje levar um estudo a sério, precisa formar uma biblioteca sobre os temas de interesse.
➜ Conheça as Formações da nossa Escola de Alquimia e Esoterismo
A História da Magia compreende sete livros, com o total de 49 capítulos, expostos em um estilo claro, brilhante e amiúde fascinante.
Uma exposição clara e precisa dos processos mágicos, ritos e mistérios.
Assuntos abordados: As origens mágicas; Formação e realização do dogma; Síntese e realização do magismo pela revelação cristã;
A magia e a civilização; Os adeptos e o Sacerdócio; A magia no século XIX; Iniciação e provas; Monumentos mágicos; Sacerdotes e Papas acusados de magia;
Feiticeiros e mágicos célebres; Origens mágicas da Maçonaria; Das ciências ocultas; Magia dos magos; Magia hermética.
Ótima obra para iniciar seus estudos em magia.
Dogma e Ritual da Alta Magia é um clássico. Se você é um interessado pelo assunto, certamente já conhece a obra. Está dividido em duas partes ou volumes: o primeiro, trata do Dogma. O segundo, do Ritual.
Assuntos abordados: As colunas do templo; O triângulo de Salomão; O tetragrama; O Pentagrama; O equilíbrio mágico; A espada flamejante; A realização;
A iniciação; A cabala; A cadeia mágica; A Grande Obra; A astrologia; A Pedra dos Filósofos; A Medicina Universal; Resumo e chave das quatro ciências ocultas: cabala – magia – alquimia – magnetismo ou medicina oculta;
O equilíbrio mágico; A conjuração dos quatro; O pentagrama flamejante; O médium e o mediador; Aviso aos imprudentes; O cerimonial dos iniciados; As transmutações;
O “Sabbat” dos feiticeiros; A escritura das estrelas; Filtros e magnetismo; O magistério do sol; A taumaturgia; A ciência dos profetas.
O Livro da Magia Sagrada de Abramelin, o Mago é um caminho iniciático, um encontro entre anjo e demônio nas profundezas do nosso ser.
Manuscrito misterioso esquecido por séculos, fonte de poder e conhecimento.
Redescoberto por MacGregor Mathers, Imperator de uma das maiores Ordens mágicas de todos os tempos: a Hermetic Order of the Golden Dawn.
Este livro influenciou a trajetória dos maiores magos (Aleister Crowley, por exemplo) e até os dias de hoje é leitura obrigatória para todo estudante de ocultismo.
Aos que já trilham a senda faculta a oportunidade de realizar a operação de Abramelin, o Conhecimento e Conversação com o Santo Anjo Guardião.
Logicamente, os que tiverem coragem para tanto.
Este dicionário possui mais de 3000 palavras sobre tradições místicas e ocultas.
Ele também oferece biografias de grandes personalidades do esoterismo e do ocultismo. Desde os bruxos contemporâneos mais conhecidos até o profeta Zaratustra, trazendo detalhes acerca de sua vida pessoal, filosofia e obra.
O dicionário apresenta definições sucintas nos seguintes campos do conhecimento: magia, hermetismo, alquimia, espiritualismo, parapsicologia, misticismo oriental, estudo da mente e da consciência, divininação, tarô, mitologia, folclore, religião, astrologia, cabala, teosofia…
E uma grande variedade de assuntos menos conhecidos.
Você descobrirá fatos incríveis sobre o mundo das fórmulas mágicas, a natureza dos espíritos elementais, o significado dos signos, símbolos e rituais sagrados.
Religião e Magia no Antigo Egito é o primeiro livro a fornecer uma visão histórica completa das crenças dessa civilização extraordinária. Abrange desde os primeios assentamentos em 5000 a.C. até a província romana do século IV a.C.
Uma das maiores especialistas em egiptologia do mundo, Rosalie David oferece uma introdução ao tema convidando o leitor a adentrar um nundo de deuses metade humanos, metade animais, ritos de morte, mumificação, pirâmides, magia e medicina.
Resumo dos assuntos abordados: A criação da civilização egípcia; o surgimento da religião; a ascensão do culto solar; Osíris, o deus do povo; Religião e Império;
Reis e Sacerdotes: o conflito final; Oriente e Ocidente: conflito e cooperação no Egito; Passagens selecionadas de textos religiosos egípcios;
Lista selecionada dos principais locais religiosos no Egito e na Núbia.
A Golden Dawn, ou Ordem Hermética da Aurora Dourada, foi fundada na Inglaterra em 1888 por Willian Robert Woodman (maçom), William Wyn Westcott (maçom) e MacGregor Mathers (Ocultista).
A Golden Dawn foi uma das Ordens precursoras do renascimento do Paganismo nos últimos anos do século XIX e início do século XX.
Ela influenciou muito os sistemas de estudo do ocultismo e da magia, e até hoje é referência para estudiosos e admiradores das forças ocultas.
Assuntos em destaque: conhecimento básico e prática; rituais da Ordem externa; rituais da Ordem interna; técnicas primárias e armas elementais; ritual de consagração;
Magia ritualística: princípios e simbolismo; magia cerimonial na prática; clarividência, talismãs, sigilos, visões de tattwa e elevação nos planos;
Adivinhação – princípios e práticas; magia enochiana.
O trabalho de Alice A. Bailey se desenvolveu em duas direções: como discípula do Mestre Koot Humi, fundou a Escola Arcana, que difunde o ensinamento esotérico:
Sem impor juramentos ou compromissos, respeitando as convicções individuais, tem como característica o Serviço, baseado no amor à humanidade.
Nela, o trabalho de meditação é ensinado é equilibrado pelo estudo e pelo esforço em ensinar os estudantes a servir.
A segunda tarefa a que se dedicou Alice A. Bailey resultou do seu acordo em receber os ensinamentos da Sabedoria Antiga, para o presente e para o futuro imediato que lhe foram transmitidos pelo Mestre Djwahl Khul, o tibetano.
O Tratado sobre Magia Branca é o primeiro, dentre os livros assim recebidos, a ser traduzido para o português e com isso se regozijam todos os que, entendendo a linguagem do Serviço, colaboraram para tornar possível sua edição.
Alguns assuntos abordados: a ciência da respiração; o despertar dos centros; o trabalho do olho; os dois caminhos; energia astral e medo; a fundação da hierarquia; a astrologia e as energias; os prisioneiros do planeta.
Originalmente publicado em 1910, Manual de Ocultismo é uma obra indispensável aos pesquisadores das ciências ocultas.
Em um estilo muito claro e lúcido, Sepharial abre as portas para o mundo mágico, desvendando os mistérios da Astrologia, Numerologia, Kabalah, Artes adivinhatórias, Alquimia, Psicometria, Tarologia, Sonhos, Hipnotismo, etc.
Sepharial leva seu leitor também pelo campo da Quiromancia e descreve os tipos de mãos com suas falanges, linhas e montes.
Na arte da taumaturgia, com a Kabalah e a Numerologia, apresenta a arte dos cálculos, o mistério dos talismãs e discorre acerca da liberdade espiritual do homem.
A segunda parte do Manual é dedicada à adivinhação, ao Tarot e à Cartomancia. Aborda um dos assuntos raros do Ocultismo que é o trabalho com os cristais e termina sua obra com uma chave de ouro: a Alquimia.
Cópias raras desta obra sempre foram mantidas a sete chaves em salas especiais das grandes bibliotecas do passado, na Europa.
Vejam os assuntos: os primeiros princípios da magia natural; a pedra filosofal; Zoroastro e alquimia; o que é um iniciado; sobre a preparação necessária; os quatro elementos;
a virtude mágica dos anéis; união da mente humana com as celestes; o poder dos números e dos astros;
Magnetismo; magia cabalística; a cabala; sobre as inteligências e os espíritos; a linguagem dos anjos;
Biografia de grandes iniciados: Zoroastro, Hermes, Apolônio de Tyana, Agrippa, Alberto Magno, Roger Bacon, George Ripley, Paracelso, Glauber, etc.
A publicação desta obra, na França, despertou enorme interesse devido à sua documentação monumental. Piobb foi imediatamente classificado entre os pesquisadores como um dos mais conscienciosos autores em matéria de Ocultismo.
Assuntos abordados: introdução ao estudo da magia; as modalidades mágicas; condições gerais das operações mágicas; regras concernentes às práticas operatórias; condições particulares das operações mágicas; tábua das horas planetárias; tempo mágico; tábua das moradas da lua; qualidades elementares dos planetas;
Chaves e clavículas; claves principais da teoria e da prática; tábua de esmeralda; evangelho de São João; hierarquia angélica; chaves do extremo Oriente; esoterismo gráfico; alfabeto hebreu; esoterismo das letras hebraicas;
Distinção das personificações atuantes; papel cósmico dos anjos; lista das personificações superiores; personificações zodiacais;
Função dos números; correspondências simbólicas;
Ritos e rituais de cerimônias; usos cerimoniais; objetos indispensáveis; local das cerimônias; paramentos do operador; atitudes e gestos; modalidades ritualísticas; modalidade dos efeitos mágicos;
Fórmulas cerimoniais segundo as tradições mágicas; instalação do templo mágico; recomendações para operar; mantras e orações; pantáculos e talismãs; práticas diversas extraídas da bruxaria; magia pessoal; emprego das drogas psíquicas; práticas derivadas da magia pessoal.
Este livro é a base de todo o sistema desenvolvido por Frater Therion (Aleister Crowley). Recebido em Abril de 1904, no Cairo, este livro é a prova da existência de entidades extra humanas em contato com os homens.
Embora Crowley viesse a reconhecer o autor como o seu Sagrado Anjo Guardião.
Fora ditado por uma entidade auto denominada Aiwass, através de um ritual de invocação a Hórus passado, por sua então esposa e médium, Rose Kelly.
Liber Legis inaugura os livros posteriormente denominados Classe A, de características puramente inspiradas. Os outros da mesma classe passaram a ser recebidos em 1907, ano da fundação da AA.
Após 37 anos da primeira publicação a AA (Astrum Argentum) continua a manifestar-se através da série O Equinócio no Brasil.
Nesta edição apresentamos um trabalho inédito de Frater Ever com o Liber CCXXXI e outras contribuições baseadas na Obra de To Mega Therion (Aleister Crowley).
“Magia é a Ciência e a Arte de causar mudanças de acordo com a Vontade”.
Sumário da obra: afinal, para que serve a Iniciação?; Magick e Mediunidade; Considerações sobre a Yoga; Abramelim revisitado;
Liber Ningizzida Luciferum Revelatio, Comentado; Liber Oz, Uma análise;
Análise do Mapa Astrológico de Frater Ever; Liber CCXXXI vel Arcanorum – Carcerorum; Liber CCXXXI, Uma pesquisa pessoal.
Este foi o primeiro livro publicado por Gardner. Utilizou pseudônimo “Scire”. Pois, na Inglaterra ainda vigorava a Lei anti magia.
Para se proteger, Gerald Gardner (além de adotar um pseudônimo) ambientou o seu livro no formato de romance, de ficção. Mas, na realidade, estava descrevendo processos reais.
Esta obra conta a história dos irmãos Jan e Olaf Bonder, que viram a fortuna de sua família ser arruinada em decorrência do assassinato de seu avô e da tomada de sua casa-fortaleza por um normando, Fitz-Urse.
Jan, o irmão mais velho, não se conforma com o destino que foi reservado à sua família e, muito ambicioso, convence o jovem Olaf a ajudá-lo na busca pela restituição das riquezas, das terras e do castelo que deveriam lhes pertencer.
Para essa realização, eles procuram o auxílio de Thur Peterson, um médico e grande conhecedor da Alta Magia. Nessa empreitada, os três se envolvem em aventuras, batalhas e rituais mágicos, e são levados até um bruxa, que terá grande importância na concretização de seus objetivos.
Uma excelente introdução ao universo da magia. A obra trata sobre as origens da Bruxaria, a simbologia das velas, dos incensos e demais rituais de uma bruxa.
Gerald Gardner, considerado a figura mais importante no ressurgimento da Bruxaria escreveu um livro a respeito desses assuntos a fim de sanar as dúvidas e inquietações de correspondentes do mundo todo.
O resultado é este livro: O Significado da Bruxaria, que se propõe a debater essas e outras questões que ainda povoam o imaginário das pessoas, sempre de maneira simples e direta, para aqueles que têm curiosidade e querem entender um pouco mais esse mundo do oculto.
Alguns assuntos do livro: A Bruxaria na Bretanha; Memórias e Crenças sobre as Bruxas; As Origens da Bruxaria na Idade da Pedra; A Bruxaria na Época dos Romanos e Saxões; Signos e Símbolos; entre outros…
Muito do que foi conquistado pela bruxaria nos dias atuais (principalmente a liberdade) é devido a Gerald Gardner, que trouxe a público, de uma forma nunca antes feita, a antiga religião.
A Bruxaria Hoje foi, e ainda o é, um importante marco nesta conquista. Um livro que traz os rituais como concebidos por Gardner, baseados nas mais diversas fontes.
Alguns assuntos da obra: A bruxaria na Idade da Pedra; O mito da Grande Mãe; As práticas das bruxas; Os mistérios da bruxaria;
Bruxaria irlandesa; Sacrifício de sangue; Os Sabats; Houve bruxas em todas as eras; O poder da bruxa, entre outros…
Este é um livro de Bruxaria escrito por uma bruxa praticante.
Trata-se de uma enciclopédia completa a ser usada pelos estudiosos deste assunto tão vasto e fascinante por meio de verbetes explicativos que vão de termos ligados à Bruxaria a uma síntese biográfica a respeito dos grandes nomes do mundo da magia e do ocultismo.
A Bruxaria é tão antiga quanto a existência da raça humana e, atualmente, é praticada de forma ativa por pessoas de todas as classes. Para seus seguidores, ela vai além de seus encantos e feitiços, ou até mesmo de suas reuniões secretas e seus rituais.
Trata-se de filosofia e forma de vida, a forma de religião mais antiga entre as que apregoam a magia e a veneração da natureza.
A renomada autora, Doreen Valiente, estudou o oculto por mais de 30 anos. Ela foi iniciada em quatro facções diferentes do culto à Bruxaria na Grã Bretanha.
Este livro tem a intenção de ser uma contribuição séria ao estudo de um assunto que ficou no obscuro por muito tempo por causa do preconceito e do sensacionalismo.
Todos os meses, somos afetados pelos poderes da lua. Nossos níveis de energia aumentam e diminuem em função das fases/ciclos da lua, exigindo, por vezes, que iniciemos novos projetos, que nos sentemos e façamos planos.
Mas se você não conhece os efeitos energéticos da lua, pode estar lutando contra eles em vez de usá-los a seu favor. Não importa se a lua o torna ousado e produtivo ou tenso e letárgico, você pode tirar proveito dessa energia em vez de fazê-la voltar-se contra si.
Ao permitir que sua vida flua com os ciclos da lua, você iniciará projetos, se relacionará socialmente e viajará nos períodos propícios.
O livro explica como cada um dos treze meses lunares se relaciona com um tipo diferente de fluxo energético. Em seu conteúdo você encontrará 79 rituais pagãos modernos para ativar a energia da lua e celebrar suas fases, além de dois glossários completos de divindades e símbolos lunares para enriquecer cada ritual.
Cada capítulo contém informações práticas sobre os treze meses lunares, incluindo sabedoria da lua… antigas celebrações… encantamentos… meditações… e sugestões de pratos, bebidas e decorações para acompanhar seus rituais lunares.
Querido leitor, querida leitora, este artigo foi escrito com muito respeito às diversas vertentes da Magia.
Limitei-me a descrever cada um dos títulos e disponibilizar, de modo resumido, os assuntos abordados. Deixo para o discernimento de cada pessoa avaliar o que é bom para a sua Jornada e o que não é.
Como indiquei no início do artigo, esta é uma lista eclética, voltada para aqueles que desejam uma visão abrangente do tema. Um primeiro passo para, em seguida, aprofundar-se em determinado caminho.
Se você já é um estudioso e praticante, fique a vontade em indicar outros títulos nos comentários.
➜ Conheça as Formações da nossa Escola de Alquimia e Esoterismo
Agora, mãos a obra!
O que achou do conteúdo?
Conte nos comentários.
Mestre, Daniel, Saudações!
Feliz dia dos Pais!
Obrigado pelos excelentes artigos e dicas de leitura, confesso que não consigo ler todos, mais uma boa parte, sim. Gostaria muito de poder me dedicar mais aos estudos herméticos, mas a dificuldade financeira me impossibilita, pois mesmo que não seja preciso, por enquanto, a adquirir livros, preciso adquirir os objetos e ingredientes para a prática, o que não está sendo fácil. Há algum tempo atrás, eu havia procurado a magia para simplesmente melhorar financeiramente, e por um tempo razoável tive sucesso, porém descobrir que a Alta Magia, a séria e verdadeira, vai muto além disso onde o principio bíblico se concretiza: ” Buscai primeiro o Reino de Deus e sua Justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Matheus 6.33 ”
Porque estou dizendo isso? Hoje o meu foco é outro, entretanto não posso ser hipócrita a ponto de dizer que o dinheiro não tem importância para mim. Desta forma rogo ao mestre que se houver algo que possa ser feito neste sentido, por favor me ajude, pois realmente preciso romper esta barreira de tantas dificuldades.
Desde já agradeço.
Atenciosamente,
Marcelo
Quando o pupilo esta pronto o mestre aparece, assim como os meios para a realização do aprendizado. mas quem decide que estamos prontos? Ficaremos esperando a hora certa! A única certeza é que servir usando o pouco que se sabe é entrar no caminho e acumular conhecimento em causa própria e afastar-se dele!
Prezado professor!
Gostei muito desta lista de livros sobre Magia. Já li alguns, outros estão na prateleira esperando a vez e vou adquirir os demais assim que possível.
Vou sugerir a adição de mais dois que, na minha opinião, não poderiam faltar nesta sua seleta lista:
1) Magia Hermética – A Árvore da Vida. Um Estudo Sobre a Magia; Israel Regardie.
2) Tratado Elementar de Magia Prática – Papus.
Abraços.
Ah, quase esqueci de….
3) Tratado da Magia – Giordano Bruno.
Obrigada pela indicacao dos livros!
Olá! Estou adorando o site! Parabéns! Muito legal essa lista, já selecionei alguns aqui pra mim. Minha indicação é um livro que não pode faltar pra quem está iniciando:
Técnicas de Magia Natural – Scott Cunningham
Abraços! Namastê!
meu caro daniel gostaria de saber se voce tem o livro capitao das almas de Eliphas levi, todos os livros sao interessantes e gostei muito de todos mas eu queria mesmo era este livro, muito obrigada meu querido irmao.
muito bom os livro sao de um alto conhecimento ,agradeço e tenha muita luz e energia, um grande abraço.
Separes a Magia do advento Cristão e verás o que guarda a Alquimia desde então.
Minhas saudações.
Parabéns pelas publicacoes e transparecia em orientar que qurm tem a intenção de estudar ezte assunto realmente temque buscar o conteudo em livros nos brexos.
Eu tambem concordo qua a dedicação começa por ai.
Parabéns e sucesso na sua circulação e que no fururo este saite se tranforme em um laboratório de alquimistas profissionais.
Manaste
ola daniel, gostei do artigo e sinceramente gostava de adquirir todos mas é claro que não vai poder ser assim, 1 de cada vez e já é bom, sabe se existe alguma livraria online que venda esses livros e que seja de confiança?
Gosto de comprar no site “Estante Virtual”
obrigado pela ajuda, em breve espero adquirir alguns.
cumprimentos e muita paz para todos!
Obrigada pelas listas, é sempre bom receber recomendações de livros! Ótimo site!
Como eu gosto de ter a sabedoria para meu crescimento espiritual na area da magia, se eu estivesse condição só isvestirira na area da espiritualidade, porque eu as amo, um dia com a permissão de Deus eu vou ter tudo isto em minha mãos, * Obrigada por tudo.***
Quero receber todos livros dessa Temática em preços mais acessíveis, inclusive, A Chave dos Grandes Mistérios e História da Magia de Eliphas Levi.
Manoel Gomes Oliveira
que chave?
vinicius lopes de oliveira se me achar quero ajuda
Quero aproveitar essa oportunidade,para me instruir nessa arte
Boa tarde.
Gostaria de iniciar os estudos em magia, mas acredito que o ideal é ter um mestre.
O problema é encontrar um. Será que pode me dar uma dica de como encontrar um orientador?
E claro tenho que agradecer pela lista de livros, escolhi dois dentre eles e vou iniciar os estudos a partir deles.
Muito bom.
Busco por conhecimento magia verdadeira
tENHO INTERESSE EM CONHECER E INICIAR OS ESTUDOS SOBRE A HISTORIA DA MAGIA.
Olá.
Sou interessada no conhecimento destes temas.
Obrigada pela partilha
BOM
Boa tarde desejo comprar esta coleção de magia para dar de presente
Excelente!!
Achei maravilhoso
Muitas boas sugestões de leitura, instigantes…
Muito obrigado pelas grandes dicas de conteúdos tão preciosos, já vou correr atrás para obter alguns títulos.
Maravilhoso queria ter todos.
Bom conteúdo. Obrigado pela direção sugerida.
Um abraço
Ola Daniel
Sou noviço neste mundo hermético e nunca pensei que a magia transformasse o homem para melhor, sempre tive a noção que magia estava ligada a poderes ocultos maléficos.
Conheço autores de livros que colocou na lista e isso faz-me estar á vontade no assunto, a questão será qual o primeiro livro a comprar? Terei que pesquisar a sua lista novamente!
Felicito-os pelo enorme trabalho que fazem.
Sensacional
Gratidão
muito bom
Eu adorei muito legal tá de parabéns
amo ler e conhecer novos caminhos já sou da religião espírita e tenho muitas curiosidade de aprender cada dia mais
Bom dia senhores, pretendo receber 17 livros postado na vossa lista gratuitamente, solicito o envio da vossa parte e o nosso Deus e senhor dos universo vai dar-nos a bençâo eterna. Obrigado.
AMEI! Vou procurar ler alguns. Tenho apenas dois deles. Obrigada