O Alquimista é uma pessoa que utiliza forças e energias vindas de cima.
Não está livre de leis; há leis que começam a se fixar quando ele atinge o máximo da sua realização; passa a ser servidor dessas leis. Entretanto, ao fazer isso, ele adere a um princípio, em vez de se opor a ele.
Daí a expressão muito comum de que os homens são canais; canais na expressão de alguma coisa que canaliza algo…
O Alquimista é capturado pela Lei. É uma Lei completamente diferente da lei normal dos homens. E por compreender seus movimentos, ele opera e age em vez de ser um cego escravo.
A distinção entre cada homem comum e o Alquimista é que o homem comum é guiado pelos acontecimentos e o Alquimista utiliza os acontecimentos ao seu bel-prazer; ele os manipula, opera e transforma.
Assim como um nadador perito escolhe este curso ou aquele quando nada no rio, indo e vindo, em vez de ser como o tronco carregado para aqui e ali, assim faz o Alquimista quando comparado ao comum; o tronco é empurrado pelos acontecimentos; o nadador nada, muitas vezes, contra a corrente para ir exatamente onde quer; há momentos de nadar contra a corrente e há momentos de nadar a favor da corrente.
Contudo, tanto o nadador como o tronco estão sujeitos à lei; só que o tronco é levado sem reação, e o Alquimista é aquele que utiliza a lei, que é constante, e dela tira proveito.
Aquele que compreender bem isto, estará à beira do domínio, estará à beira da conquista.
Um pequeno aforismo diz:
A verdadeira transmutação hermética é uma arte mental.
➜ Conheça as Formações da nossa Escola de Alquimia e Esoterismo
O que achou do conteúdo?
Conte nos comentários.
Perfeito.