Primeiramente, devemos ter clareza do que vem a ser desenvolvimento espiritual.
Todos aqueles que estão engajados em um caminho de autoconhecimento almejam “crescimento espiritual”; eles desejam saber se estão crescendo espiritualmente e, com frequência, buscam essa certeza.
Para isso, é necessário compreender o que é realmente crescimento espiritual. Não se trata, como pensam alguns, de ser bons meninos e boas meninas e, como recompensa, tornar-se um Adepto.
Crescimento Espiritual é o resultado de uma consciência expandida, que só se consegue estando mais consciente.
“Mais consciente de quê?” você poderia perguntar. Mais consciente de seus sentimentos, de suas motivações, do padrão de seus hábitos, de suas atitudes.
Crescimento espiritual requer esforço. Exige um tipo de trabalho que deve ser feito em você, por você, um trabalho que você deve empreender a seu favor.
Ninguém poderá fazê-lo em seu lugar. Apenas ler a respeito dele não será suficiente.
O trabalho espiritual requer práticas e rotinas que devem ser seguidas com sinceridade. Os orientadores podem apenas indicar o caminho. A única pessoa que você pode enganar é a si mesmo.
A única coisa que realmente nos impede de estarmos mais conscientes de nossas atitudes é o medo do que veremos, se olharmos de verdade para nós mesmos. Apesar disso, essa visão reveladora deve vir à tona, como parte do processo de descobrimento.
Quando você se torna realmente consciente de seus sentimentos, de suas motivações, de suas atitudes, etc., você tem a opção de expressá-los, ou não.
Quando você não está consciente deles, você os expressa de forma inconsciente, e então fica se perguntando por que provocou essa confusão toda em sua vida.
Se você não percebe seus padrões de forma clara, não perceberá os padrões das outras pessoas. Assim, terá de lidar com os sentimentos críticos que emergem dessa situação, o que além de consumir suas energias, ainda provoca depressão.
Isso nos leva à ideia de uma “Jornada Evolutiva”.
Nesta Jornada, você deve tornar-se mais consciente. Mais consciente e mais informado.
No começo, mais consciente e mais atento às suas atitudes, aos seus padrões habituais, às suas opiniões e ao seu meio-ambiente como um todo.
A jornada evolutiva é percorrida com a ajuda de uma certa rotina.
Gostaríamos muito de falar a você de maneira que estas palavras se tornassem inesquecíveis.
Muitas pessoas dão início à Busca Espiritual e, rapidamente, se perdem no aspecto intelectual do Trabalho e negligenciam os “exercícios”. Jamais permita que isso aconteça.
Os aspectos intelectuais dos ensinamentos são interessantes, pois abrem janelas para novas vistas, mas todos os ensinamentos e instruções que chegam até você enquadram-se na categoria de informações.
Você não conhecerá realmente nada, até que tenha sua própria experiência. Até que experimente a coisa em si, tudo permanecerá como uma simples possibilidade.
Daniél Fidélis ::
Organize o seu dia
É essencial destinar um curto período de seu dia, diariamente, para estudo e exercícios espirituais.
É necessário entender que, assim como você destina uma parte do ciclo de 24 horas para comer, dormir, exercícios físicos, trabalho profissional, contato com a família, etc., da mesma forma deverá dedicar parte do tempo para estudar e meditar.
Dê um pouco do seu tempo para si mesmo. Diga a seus familiares que deseja alguns minutos de privacidade por dia. Desligue o telefone. Feche a porta.
Este é o trabalho mais importante da sua vida. A vida deve ser vivida de dentro para fora e não o contrário.
Logo perceberá que enquanto medita sobre os princípios mais elevados da existência, enquanto aprende a olhar destemidamente para si mesmo, enquanto volta seus pensamentos para dentro e olha para seu próprio ser, enquanto se esforça para colocar nobres ideias e ideais em funcionamento em sua vida, acontecerá uma mudança para melhor dentro de você.
Sua vida toda melhorará, você experimentará maior grau de felicidade, de saúde, de realização e de paz mental, e acontecerão em sua vida “milagres” que jamais pensou serem possíveis.
Essas coisas não acontecem aos que leem os Livros como se fosse um jornal, sem fazer qualquer esforço para elevar suas consciências.
Ponha em prática os princípios que serão oferecidos a você.
Mais uma vez, advertimos para que não deixe que o entusiasmo pelo conteúdo intelectual do estudo assuma importância maior que o trabalho prático. Porque não é o que você sabe, mas o que você é, o que importa.
São os seus frutos que realmente importam.
A seguir, propomos um exercício simples, mas poderoso se for seguido conforme as instruções. Trata-se do Exercício da Retrospecção.
Exercício da Retrospecção
- Antes de dormir, faça um retrospecto dos eventos do dia. Comece sempre com os eventos que aconteceram pouco antes de você se recolher até o início do dia;
- Ao pensar em cada evento, analise-o cuidadosamente, julgue a si mesmo, sua atitude no momento em que o evento ocorreu e agora que você está se concentrando nele;
- Decida qual era o certo e o errado naquela situação. Se achar que agiu errado, comprometa-se a corrigir o erro no dia seguinte, se isso estiver ao seu alcance;
- Ao fazer isso, você estará assimilando, em grande parte, a experiência que é a finalidade de sua presente encarnação e evitando, assim, o acúmulo de carma que poderia exigir outra reencarnação para ser desfeito.
Após relembrar as suas atividades diárias e dedicado, talvez, alguns pensamentos a seus planos para o dia seguinte, descarte tudo o que ainda poderia ligá-lo ao dia anterior e todas as preocupações acumuladas.
Dirija seus pensamentos para coisas que realmente possam lhe dar alegria interior.
Se desejar, faça uma leitura devocional ou de um texto inspirador.
O último pensamento deve sempre ser na direção da harmonia maior, de ligação com o superior.
Pode parecer fácil fazer isto, mas você vai perceber que negligenciará esse exercício, uma noite ou outra. Ou então você tentará, por assim dizer, descartar à noite todos os pensamentos desagradáveis e perturbadores, mas aí é que eles retornarão para um ataque mais forte e para torturar você.
Simplesmente imagine os pensamentos como empregados que acabaram de ser dispensados para a noite. Então, procure pensamentos mais agradáveis, que também poderão ser dispensados da mesma maneira. Essa pequena manobra pode ser o modo mais simples.
A Espiritualidade deve ser manifestada
Não é o que sabemos, mas principalmente o que somos que importa. Para que a espiritualidade tenha algum valor, ela deve ser manifestada no plano físico.
As características que atribuímos a Deus (dignidade, nobreza, retidão de caráter, excelência moral, honestidade, integridade, caridade, honradez, graça, etc.) devem ser incorporadas à sua vida.
Você deve se tornar essas características.
Essas são as qualidades que devem se tornar efetivas e manifestas em você. Essas qualidades da Divindade devem estar evidentes em suas atitudes e em suas relações com as outras pessoas.
Elas devem estar evidentes em sua fala, no modo como se expressa, em suas ações, em suas opiniões, em seu modo de ser.
Este “exercício”, como você pode ver, não pode ser uma rotina de cinco minutos, que você cumpre todas as manhãs, como escovar os dentes, e que depois esquece até a manhã seguinte.
Este “exercício” deve se tornar um modo de vida para você, um princípio de vida, um hábito.
Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil e que você manifeste os frutos de vida sensata e justa.
➜ Conheça a nossa Escola, com Formações 100% Online.
Se você ainda não faz parte do nosso Círculo Interno de Leitores (100% gratuito), cadastre seu email abaixo e passe a receber conteúdos exclusivos em seu email, semanalmente:
O que achou do conteúdo?
Conte nos comentários.
Daniél Fidélis, como dito, virei fã de seu blog logo quando vi. Foi de fato uma grata surpresa e que grande conteúdo! Muitas coisas que estava procurando surgiram de uma vez pra mim bem aqui, no Alquimia Operativa! Fico realmente grato de me tornar um leitor de seus estudos!
Muito obrigado por compartilhar!
Seja bem vindo, Marcel!
Gratidão irmão por este blog o conteúdo muito tem me inspirado .quanto mais a gente pensa que sabe percebemos que nada sabemos e caminhando Sempre na senda iniciática .
Gratidão por sua disponibilidade de compartilhar os ensinamentos.
Paz Profunda.
Gratidão eterna sr.daniel,pois fico muito feliz em aprender tudo o que for.meu eterno agradecimento,por aprender junto com vcs.obrigada mais uma vez.pois estou desempregada.trabalhei em uma empresa durante 14 anos e de repente perdi meu trabalho.e a vida não está fácil ..quero melhorar a minha vida,meu aprendizado..em fim.agradeco de todo o meu coração!
Muito obrigado por estar no blog!
O caminho se torna menos árduo quando surgem em nosso auxílio ferramentas como a sua…
Estudar a filosofia Hermética é um presente que nosso Eu Superior nos ensina!!!
Daniel Fidelis é muito bom está com você, vou fazer o exercício de retrospeção, a alquimia sempre se dedica ao lado espiritual, é um previlégio fazer parte da irmandade, todo aprendizado é preciso botar em prática, você é uma pessoa espiritualizada.
Bom dia!
Sim aqui toda uma caminhada de luz, prospera que levará o ser humano ao seu renascimento, propondo acionar seu Sagrado do passado.
Determinação, meta, coragem e disciplina são seus princípios diários para atingir seu renascimento.
Boa sorte ao mestre e muito sucesso nessa missão de vida, dessa reencarnação.
José Ribeiro/14/04/19.
Estou amando os textos. Quero muito continuar lendo, aprendendo, conhecendo…..
Seja bem vinda, Ana Gloria! Não deixe de cadastrar seu email, para receber mais conteúdos que não são publicados aqui no site.
Do que u li, gostei muito. E acredito que os outros tamb´m serão, porqu m parece um trabalho sério, eu gosto disso
Gratidão pela orientação sobre a evolução da espiritualidade
Gratidão, através do texto sobre a espiritualidade, consigui visaljzar que preciso ter mais disciplina.
Excelente
Muito bom! Bem claro! E agradeço pela oportunidade de estar aqui obtendo conhecimentos !
Gratidão pelos conteúdos. Rever e refletir sobre estes aspectos espirituais que devemos ter presente em nosso cotidiano sempre nos dá up grade em nosso fazer.
Dicas muito valiosas!! Estou amando fazer parte da I.H.S.A. Agradeço profundamente, pela oportunidade!! Abraço fraterno.
Excelente!
Não tenho o hábito de me perguntar: Como foi meu dia? O que posso mudar? O que eu descarto ou agrego? Na correria diária falta essa reflexão, não considero simples, mas importantíssima para a evolução espiritual, caso contrário continuamos nos apresentando como vitimas e não artífices de nossa própria história. Evoluir é um desafio que deve ser conquistado com paciência e perseverança. #gratidão OMT:: Câmara 01.
Muito bom, esclarecedor e ao mesmo tempo instigante
muito bom o conteúdo estudado e praticado por mim durante meu estágio na gnose – a retrospecção como parte do auto conhecimento – a diferença é que na gnose deviamos nos concentrar nos aspectos psicológicos e pedir a mãe divina para eliminar esses defeitos – na alquimia o exercício de retrospecção tem o intuito do auto conhecimento para optar entre expressar ou não conscientemente sua personalidade seus pensamentos ideías e não inconscientemente como fazemos impulsivamente transformando a vida afetiva social familiar e até laboral e intelectual numa grande confusão podendo levar a depressão e desequilíbrios outros como transtornos afetivos de personalidade .
incrível seu conteúdo! gratidao infinita!!
Excelente conteúdo! Faz pensar em nossas próprias atitudes e visões de mundo. Autoconhecimento é a base para a evolução espiritual do ser!