Você é daquelas pessoas que estudam apenas quando está com vontade ou gosta de seguir um planejamento?
Você lê apenas o que acha interessante ou inclui o que é necessário entender, mesmo que não lhe pareça agradável?
Você é responsável e comprometido em todos os projetos que se envolve ou é superficial e evita assumir desafios?
Você valoriza a aparência em detrimento da essência?
Veja o porquê destas indagações:
A Era de Saturno
O ano de 2017 é regido por Saturno. Não só o ano, mas o ciclo que dura 36 anos.
Desde o dia 20 de Março de 2017 adentramos na Era de Saturno, que valoriza, entre outras coisas, a disciplina, a ampliação da consciência.
Portanto, Saturno é regente de 2017 e do novo ciclo.
Isto (o ciclo de 36 anos) não é uma unanimidade entre os astrólogos. Mas, calma! A gente não precisa se odiar por causa disso.
Saturno rege o chumbo.
Saturno exige que arregacemos as mangas e trabalhemos duro para a transformação, a regeneração.
Portanto, o “agir por inspiração”, “fazer apenas o que dá vontade”, “ser superficial” não tem lugar em Saturno. Acabou a farra “adolescente”.
Saturno exige passos práticos, é austero e conservador. Exige de nós mais comprometimento com o crescimento individual e coletivo.
O ciclo exige mais racionalidade e responsabilidade em tudo o que fazemos.
Saturno exige precaução.
O velho tirano é uma das faces de Saturno. Temeroso de que seus próprios filhos pudessem superá-lo, Cronos (o equivalente grego de Saturno) os devorava.
Cronos brandia uma foice, trazendo à mente o provérbio que diz: “Do jeito que você semeia, você colhe” do qual sua vida é a própria ilustração.
Saturno representa a justiça exata e sem perdão.
O cabrito montanhês é outro símbolo de Saturno. Em seus laboriosos esforços para ascender ao topo da montanha, o cabrito encontra muitos altos e baixos, mas acaba chegando à sua meta.
Antes de dar um novo passo, o cabrito se certifica de estar bem firme no passo anterior.
A Disciplina no Estudo Hermético
Contextualizando a influência de Saturno em nossos estudos herméticos, podemos inferir algumas ideias:
Quando negligenciamos ou evitamos a dedicação que Saturno requer, sofremos as consequências de modo mais austero: confusões mentais, falta de foco, a impressão de que não sabemos o que fazer, etc.
Mas, ele sempre recompensa devidamente por qualquer esforço, trabalho pesado, persistência e paciência que ponhamos em nossa Jornada.
Mais do que um tirano, Saturno é também associado ao arquétipo do Velho Sábio, um rei da “Escola Celestial”, que usa a dor como mensageira para nos informar dos nossos próprios aspectos que necessitam de atenção e desenvolvimento.
Afastar-se dessa esfera aumenta, em vez de diminuir, o desconforto. Mas, ouvir aquilo que Saturno está tentando nos ensinar ou mostrar gradualmente, transforma nosso sentido de inadequação em sentimentos de integração total, solidez e valor próprio.
Neste sentido, os que se dedicam à Alquimia, de modo regular e diligente, se beneficiam desta influência Saturnina.
Pois, o Alquimista tende a olhar a vida sem ignorar nenhum plano ou aspecto da existência. Do plano mais grosseiro ao mais sutil, ele esforça-se para alcançar o equilíbrio integral, ao invés de dar atenção somente ao “espiritual”, por exemplo.
Encarando o desafio de Saturno, o Alquimista se fortalece e é compensado com maior conhecimento e realização. Como resultado, torna-se mestre na área da vida que teve maior dificuldade em superar.
O incomparável poeta alemão Goethe (nascido com Saturno ascendente em Escorpião) retratou o sentido da verdadeira essência deste planeta numa simples frase:
É na autolimitação que o mestre se mostra primeiro.
Como uma espora nos ferindo, Saturno força-nos a desenvolver determinadas qualidades e características que provavelmente nunca teríamos incomodado em desenvolver se não obrigados por pressões internas e externas.
Qualidades positivas, tais como pensamentos cuidadosos e cautelosos, tato, perseverança e uma saudável aceitação da realidade, do dever e da responsabilidade são todos encontrados no terreno de Saturno.
Meu Irmão, minha Irmã na Arte, sejamos como o cabrito diligente, que se esforça em atingir o cume do monte, transpondo todas as dificuldades, com esforço e persistência…
O que achou do conteúdo?
Conte nos comentários.
Excelente artigo irmão! Coloca nossa atualidade em nova perspectiva.
Grata pelas palavras
Obrigado, Patrícia!
Saturno realmente nos chama ao dever de ser e de vir a ser, sofremos muito quando não entendemos suas lições, porém ao tomar conhecimento do quanto ele é presente em sua vida a compreenção dos seus desafios, a força da sua foice ao cortar o incorreto e o impulso de caminhar na trilha do bem compensa toda determinação e perseverança. Foi isso que ele ensinou a essa escorpiniana, com ascendente em Capricornio, aLua na casa dez e o Sol na casa onze onde na Astrologia antiga ele é o regente, e nascida num sabado, dia de Saturno.
Fiquei espantado com o post, nao sabia dessa data de saturno e foi ai que liguei, nesta data fui nomeado a ser gerente do meu setor, o que vem me trazendo grande labor mas tambem vem me trazendo grandes recompensas, agora faz sentido !
Amei texto. Gostei de saber que Saturno rege nossa vida de forma disciplinada e com foco. Bem e que esta acontecendo comigo desde essa data, foco, determinação e seguir caminho limpeza, visando matéria como auxilio para tal limpeza.
Texto inspirativo e despertador. Obrigado irmão.’.
Nunca fui muito fa de Saturno nos meus rituais e trabalhos porque sempre ouvi dizer da sua lentidao para resolver e fazer as coisas,mas agora entendi que essa demora nas atitudes de Saturno vem devido a forte reflexao e a persistencia dos objetivos traçados bem anteriormente.Obrigada pelo esclarecimento,tentarei desenvolver e moldar melhor meus pensamentos e metas.
Grato pelos ensinamentos.
Mensagem clara e direta dentro de um chamado para que possamos todos nos assumir.