Alquimia

Jubileu de Estanho - Aniversário de 10 anos – Um pouco da nossa história

Daniél Fidélis
Escrito por Daniél Fidélis em 29/05/2020
3 min de leitura
Jubileu de Estanho - Aniversário de 10 anos – Um pouco da nossa história
Junte-se a mais de 25 mil pessoas

Faça parte do nosso Círculo Interno de Leitores e receba conteúdos exclusivos semanalmente (é grátis)

Neste dia 29 de maio de 2020 estamos completando 10 de história. Jubileu de Estanho!

Como forma de celebrar esta data, gostaríamos de partilhar como surgiu a Alquimia Operativa, a IHSA e todo o nosso trabalho de difusão do conhecimento alquímico e esotérico.

Antes da criação do nosso portal, eu era concursado na Casa da Moeda do Brasil, CMB. Coordenava o setor de tratamento físico-químico dos efluentes oriundos da fabricação de moedas e medalhas.

Basicamente, nossa missão era transformar o efluente contaminado com cianeto e metais pesados em água transparente, livre de contaminações.

Adorava o trabalho, enxergava um nobre propósito: proteger a Natureza contra esses contaminantes.

Nas horas vagas, me dedicava inteiramente ao estudo da Alquimia e do Esoterismo.

Nunca planejei realizar o que hoje é feito por meio da nossa plataforma. Minha única motivação era obter progresso, realização espiritual, sem qualquer pretensão de, um dia, me dedicar ao ensino, à orientação em tais assuntos.

A paixão pelo conhecimento e pelos livros me fizeram a frequentar muitos sebos e livrarias. E, com o surgimento da internet, sites de livros.

Certo dia, estava na Academia do Saber (um sebo localizado na Avenida Passos, no Centro do Rio de Janeiro) e vi uma pessoa no balcão vendendo uma pilha de livros usados para o Sebo.

Academia do Saber – Muitos exemplares da nossa biblioteca foram adquiridos neste Sebo. Foto: Google Maps.

Foi nesse momento que tive a ideia de montar um site dedicado ao comércio de livros. Assim, teria acesso a uma grande variedade de títulos.

A nossa livraria e sebo virtual

Em alguns meses, após realizar uma pesquisa sobre o assunto, registrei o CNPJ em 29 de maio de 2010.

Começamos como uma livraria virtual que negociava livros novos e usados.

O foco sempre foi em títulos sobre alquimia e esoterismo. Até hoje temos o cadastro nas principais editoras esotéricas do Brasil (Pensamento, Madras etc.).

Quando o livro era novo, vindo direto da Editora, cadastrava em dois portais: em nosso site e na Estante Virtual.

A ideia era que as pessoas me procurassem com os seus livros. Assim, eu não teria a necessidade de me deslocar, garimpando de sebo em sebo.

Mantinha um anúncio no EXTRA (um jornal do Rio de Janeiro):

“Compro todos os seus livros. Pago na hora! Daniel (celular)”

Todos os dias recebia, pelo menos, uma ligação:

– Alô, é o Daniel do livro?

Na própria ligação, fazia uma triagem entre o que era esotérico e o que não era. Coletava o máximo de informações possível a respeito dos livros: quantidade, títulos, estado de conservação etc.

Como eu trabalhava de segunda a sexta, agendava as visitas para os finais de semana. Comprava somente os títulos que me interessava.

Cadastrava no site somente depois de ser lido. Alguns eu não vendia, principalmente as obras raras.

Em uma das ligações, uma senhora afirmou ter muitos livros. Segundo ela, eram tantos que não sabia o número exato. Fiquei empolgado. Levei muitas bolsas nesse dia.

Ao entrar no apartamento, me deparei com uma pilha contendo menos de 20 livros, todos escolares, antigos e rasgados. Saí decepcionado.

Semanas depois, em outro telefonema, uma história semelhante: muitos livros, tantos que a pessoa não sabia informar o número exato.

Ainda traumatizado com a história anterior, pedi para descrever as fileiras ou pilhas de livros. Realmente, parecia ser um grande acervo. Mas, ainda assim, fiquei desconfiado.

No sábado seguinte, pela manhã, bem cedo, fui até ao apartamento, localizado em Ipanema, zona sul do Rio.

Quando entrei, me deparei com dezenas de pilhas de livros distribuídos em vários cômodos, estantes abarrotadas…

Olhei para as sacolas de supermercado em minha mão e pensei: “é, tem bastante livro aqui, vou precisar de mais bolsas”.

O apartamento pertencia a um Promotor de Justiça aposentado. Tinha falecido, aos 98 anos de idade. Ao longo dos anos, ele cultivou uma admirável biblioteca pessoal. A maioria dos títulos eram esotéricos.

Passei o sábado inteiro garimpando. Foi um verdadeiro achado. Muitas edições raras.

Enchi a mala do carro, os bancos traseiros, o assoalho, o banco do carona…

Reservava o horário da noite, após chegar do trabalho, para cadastrar os novos livros adquiridos nos finais de semana.

Todos os dias eram postados livros, para diversas localidades do Brasil.

Acordava bem cedo, antes das 5h, fazia minha meditação, leitura devocional, checava as vendas, imprimia as etiquetas, tirava o livro da estante e deixava tudo em uma bancada.

No horário comercial, nossa colaboradora embrulhava e fazia a postagem nos Correios. Em seguida, enviava o comprovante com os códigos de rastreamento para o meu email.

Lá no trabalho, na CMB, durante os intervalos, eu fazia o login na plataforma e lançava o número de rastreamento de cada encomenda.

O surgimento da IHSA

Com o passar dos meses, construímos uma lista de emails bastante numerosa, formada apenas por clientes da nossa livraria.

Durante uma noite de estudo, quando estava fazendo anotações em meu caderno, tive a ideia de escrever um email partilhando apontamentos sobre algum livro clássico do esoterismo ou da alquimia.

Alguns dias após o envio do email, comecei a receber excelentes retornos dos leitores. Inclusive, sugerindo assuntos e pedindo mais conteúdo.

Durante essas trocas de emails, ficou evidente alguns interesses em comum entre os leitores: um treinamento em Alquimia com o foco na dimensão Espiritual e nos aspectos Sacerdotais.

Nesta época eu já tinha sido inspirado a montar meu pequeno Oratorium Alquímico. Trata-se do local onde realizamos o estudo e as práticas herméticas (todas misticamente inspiradas). Já mantinha uma comunhão espiritual com a Egrégora Universal da Alquimia.

Passei algumas semanas meditando, pedindo orientação sobre a possibilidade de transmitir este conhecimento.

A visão de outras pessoas alcançando a realização espiritual por meio da Alquimia foi extraordinária.

Eis que, na Primavera de 2011, surge a nossa Irmandade Hermética da Sagrada Arte, IHSA (na época, o nome era outro). Em janeiro de 2012 admitimos os primeiros estudantes.

No início, o material era entregue via Correios, em pequenas pastas de estudo. Em seguida, migramos para o PDF. Não tínhamos vídeos. Nas Câmaras superiores, a transmissão do conteúdo ocorria um a um (individualmente), via Skype.

Encerramos as atividades da livraria em função do tempo que a IHSA passou a demandar.

1ª edição da Revista Philosophorum – 2013

No ano de 2013 editamos a Revista Philosophorum, com distribuição gratuita. Publicamos apenas quatro edições.

Em janeiro de 2014 lançamos o site Alquimia Operativa, em substituição à revista. Boa parte dos artigos da Philosophorum foram publicados no site.

Em 2016, desvinculamos a Alquimia Espagírica da IHSA e introduzimos aulas em vídeos, para demonstrar as operações alquímicas no laboratório.

Uma difícil escolha

Em 2017 a criação de conteúdo para o site, a produção dos cursos, gestão das redes sociais e a prestação de suporte aos alunos já estavam demandando um tempo considerável.

Estava diante de uma escolha crucial: sair da empresa e me dedicar totalmente à Alquimia ou dar um passo atrás e conciliar as duas coisas.

Na empresa, já tinha conquistado todas as promoções inerentes à minha carreira. Enxerguei ali um final de ciclo, após 20 anos de serviço.

Não foi uma decisão fácil. Passei muito tempo refletindo e pedindo orientação.

O que me trouxe segurança (na esfera material) em solicitar desligamento da empresa (na primavera de 2017) foi o retorno consistente e regular de um outro trabalho, paralelo, no Mercado Financeiro.

Desde 2005, se não me falha a memória, faço investimentos na Bolsa de Valores. Sempre gostei de estudar o assunto.

No momento de minha transição, já estava colhendo excelentes dividendos e lucrando com a compra e venda de ações.

Curiosidade: Mercúrio (na mitologia romana) – que corresponde à Hermes na mitologia grega – é o deus do Comércio.

Como eu sempre desfrutei de uma vida simples, consegui investir todos os 13º Salários, Participação nos Lucros, férias e uma parte do salário mensal. Isso me permitiu fazer aportes significativos e ter uma renda passiva no Mercado.

Adorava o meu trabalho na empresa. Se eu não tivesse recebido esta grande missão junto à Alquimia, estaria lá até hoje desempenhando minhas funções, com dedicação e zelo.

Nosso compromisso

Tratamos com muita seriedade tudo o que é publicado.

Um cuidadoso exame é feito em cada conteúdo criado. Ele precisa ser: instrutivo, útil e/ou inspirador.

Já perdi a conta do número de artigos, aulas, vídeos e postagens que não se enquadraram nesses requisitos e tivemos de refazer ou descartar completamente.

Foi com esse compromisso que conquistamos a confiança de milhares de leitores, alunos e membros.

A partir deste ano de 2020, ano do Sol, uma nova fase está sendo descortinada. No devido tempo, teremos a satisfação em anunciar uma importante realização.

Por fim, agradecemos a cada um dos alunos, leitores e membros que contribuíram, direta ou indiretamente, para que o nosso trabalho alcance cada vez mais buscadores sedentos em trilhar a jornada alquímica.

Que a Luz do Criador ilumine a todos!

O que achou do conteúdo?

Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

32 Replies to “Jubileu de Estanho – Aniversário de 10 anos – Um pouco da nossa história”

Jesio dos anjos freitas

Ótimo..estou começando a ler a respeito da alquimia agora e estou muito sastifeito, embora tenho pouco conhecimento a respeito. Mas espero aprofundar no assunto pois encantei com que tenho lido estou na fase inicial e espero me formar nesta área muito interessante. abraços

Antonio Carlos Dias Da Hora

Um crescimento incrível! Pois toda dedicação leva as vitórias! Parabéns a todos por nós proporcionar vasto conteúdos de excelentes estudos! Obrigado…

Gleicir Carvalho

Ola Daniel, sou uma admiradora sua e do seu trabalho. Amo ler seus textos, (apesar de nunca comentar), e fazer reflexão sobre sua explanação, hoje lendo sua historia de caminhada e mudança de vida, me identifiquei, pois neste momento busco fazer essa transição. Sou apaixonada pelo esoterismo e tenho estudado muito com vc, hoje sou sua aluna do I.S.H.A. estou lendo o livro da primeira camara e rompendo meus paradigmas. Parabéns pelo sua linda jornada, sou muito grata por ela, pois me ajuda a crescer e mudar a minha.

Elisangelis::

Fantástico!!! Desejo vida longa ao IHSA, e que venham muitas décadas. Gratidão Daniel ::

Carlos Pitombo

Parabens, saúde, Paz e prosperidade!

Paula Cristina Guedes Martins

Muito honesto esse percurso.. Sinal para continuar. Gosto muito das suas postagens e textos. Gratidão.

cristina

bom dia
parabéns pelo trabalho, pelo crescimento
gosto de alquimia e aos poucos vou lendo e me atualizando
sigo a Relifião da Velas Arte e quero me aprofundar em Alquimia tb
grata pelos conteúdos
cristina

Tábata Pedreno

Muito grata por compartilhar essa história!! Me inspirou!! Parabéns Daniél!

ROBERTÖ PATZLAFF

Gratidão por compartilhar o que recebes do universo, que seu caminho seja de muita luz e prosperidade em todos os sentidos. Estudo alquimia e recebo informações em meditações. Sei que em um futuro poderei compartilhar as descobertas que me vem. Sou grato por cada ser que revela o que lhe aparece. Paz profunda…

Joanilson Zacharias Lopes Leite

Magnifico o seu comentário histórico, Parabéns pelas vitorias, eu tenho muito a lhe agradecer.
Me afiliei a IHSA em 2013. Mas por motivos de trabalho e também por ter-me afiliado a maçonaria em 2010 estava encontrando-me com pouco tempo para conciliar os dois estudos, assim só alcancei a primeira câmara.
Mais não fiquei desconectado da IHSA tenho recebido sempre informações preciosas dos irmãos .
Acredito que em breve estarei retornando.
Desejo muitos sucessos ao irmão Fidelis.
Tenho muito a lhe agradecer meus sinceros agradecimento Que a sabedoria de DEUS esteja contigo.

maria luiza

Parabéns, suas conquistas são frutos do seus esforços, portanto cabe aqui desejar também, saúde e muito sucesso, para que sempre possamos receber seus melhores frutos.
Aprecio muito seu trabalho e fico impressionada com sua dedicação.
Gratidão

Afrânio

Me sinto grato em ter conhecido a alquimia operativa e IHSA, total sincronicidade, Parabéns pelo trabalho!

rafael ferraz

nossa, foi um tempo precioso em lê. admirado com o seu empenho e a dedicação mencionada.

Kátia Ferreira de Brito

Sensacional Daniel! Te admiro como ser em sua busca espiritual através desse caminho, que por sinal, é o que mais encanta, e sua dedicação em passar esses ensinamentos de uma forma exemplar e generosa. Parabéns pela jornada que se segue cada vez mais promissora pra você e pra todos que dela tb se dedicarem. Esse conhecimento alquimíco me atrai muito. Há muitos anos atrás, eu bem jovem, em um parque de diversão daqueles antigos, me deparei com um cigano que me disse que havia sido um fds feiticeiro em alguma encarnação passada. Achei curioso. E depois uma bobagem. Mais velha compreendi que talvez ele estivesse certo. Ainda não me sinto preparada para entrar profundamente nesse conhecimento. Mas quem sabe, um dia. E saberei a quem procurar.
Obrigada por seus excelentes textos.
Katia Brito

Jorge de Oliveira

Devemos lutar por nossos ideais, o importante é o conhecimento que conduz a verdade absoluta e elevação da consciência, que nos permite compreender e ajudar a todos os seres humanos, propagando a paz, harmonia, amor, fraternidade, procedimentos necessários para agregar e elevar espiritualmente e moralmente a todos, e a alquimia é uma dessas ferramentas

Aniruaz Claudia de Souza

Exelente conteudo, nus leva a acreditar mais nas nossas intuições que nus guia pelos caminhos da vida. Quando não estamos ligados as oportinidades chegam e não sabemos reconhecer ou mus sentinos totalmente perdidos por faltar a confiança nas intuições.
A lição que me passou foi a necessidade de mais autronfiança. Gratidão pelas suas aulas no youtoob tenho aprendido muito.
Cordialmente, Aniruaz

ODAIR MATOS TUONO ::

Toda longa jornada, tem o primeiro passo, buscar o caminho certo, entre a intuição e a razão, demanda muita reflexão e paciência. No entanto, nem antes ou depois, tudo tem sua hora, um ciclo que se fecha, outros que são como desafios, transformados alquimicamente pelo fogo da paixão. Prof. Daniél Fidélis:: parabéns por fazer tudo com amor, respeito, conhecimento e humildade. Pelos frutos se conhece a árvore, continue sendo esse repouso operativo que inspira as mentes e passos de outras pessoas encontradas no caminho não por acaso. Abraço Fraterno OMT:: 1ª Câmara

Shirlei Tatsukawa ::

Adorei saber de todo esse histórico. Visualizei cada cena aqui descrita e vi todo o caminho percorrido até o momento atual. Isso me remeteu a muitas ideias minha que estão paradas e que preciso dar continuidade e uma coisa importante que preciso finalizar. Parabéns pelo Jubileu de Estanho e que venham outros mais. Assim seja! ST::

Mirta Attas::

Me llego al corazon Daniel
Feliz Aniversario Daniel
Feliz Aniversario Querida y Valorada Escuela de Alquimia Operativa

Mirta Attas::

Me llego al corazon Daniel
Feliz Aniversario Daniel
Feliz Aniversario Querida y Valorada Escuela de Alquimia Operativa
Muy agradecida por recibir esta Interesante Historia vivida

Valeria

Excelente! Obrigada por compartilhar! Aguardando a novidade de 2020 que será anunciada.

Sandro Cleber

Que bacana, e engrandecedor o compartilhamento da trajetória do que é hoje, Alquimia Operativa.
O começo já foi iluminado, pela leitura.

Ademir de Almeida

Fabulosos, uma história incrível. Foi perseverante no que acreditava dar certo é estar no caminho certo. Parabéns.

FILIPE MENDES

Estamos juntos!

Lilian Viola

Muito bom. Simples e coerente. Entusiasma a continuar buscando…

Roseli

Gostei muito!!! Parabéns 👏👏👏👏

Marco Antonio

Sua trajetória é inspiradora. Há algum tempo venho procurando a informação séria sobre o assunto. Vejo que encontrei. Fico grato por essa conexão. Agora, é estudar.

Marco

Parabens pela escola, pela escolha, pelo Caminho. O sucesso é consequência da dedicação. Aprecio muito acompanhar teu material.

Maria Augusta Lopes Leandro

Parabéns. Linda trajetória, com nobres objetivos 🙏

Claudio Silva

Que bacana Daniel sua historia,tudo parece que vai nos conduzindo a algum lugar,no inicio de 2020 estava me dedicando a meditação, pratica que não tinha costume, e sempre me perguntava: espirito o que eu preciso saber? no dia 16 de junho 2020 procurando por elixir abri no seu canal do you tube, tive o privilegio de ver uma explicação sobre alquimia ensinando como extrair o máximo das folhas , foi muito bom o vídeo sou leigo em alquimia ou melhor era, quero me aprofundar no tema a achei o lugar, gratidão

Marcelo Juká ::

Caro Daniél!
É gratificante ver o sucesso da jornada, fruto de um trabalho sério, honesto, inspirado e voltado ao Bem e elevação espiritual. Vida longa ao seu trabalho e à IHSA (da qual sou honrado em fazer parte).
Parabéns pelo jubileu de estanho. Espero te parabenizar pelos jubileus de prata e ouro (caso eu não esteja nesse plano enviarei bênçãos do outro plano).
Fraterno abraço!

Daniél Fidélis

Grato por fazer parte, Marcelo.