A espagiria e a dimensão laboratorial da alquimia é um assunto que gera muitas controvérsias.
Existe uma corrente que acredita ser desnecessária a prática laboratorial. Pois, supõe ser metafórica as referências às operações alquímicas, a despeito de todas as ilustrações feitas por alquimistas e seus respectivos diários onde são descritos muitos procedimentos.
Outra corrente, adepta das práticas laboratoriais, não concebe a alquimia sem as operações. Pelo princípio das correspondências, operam na matéria: Além de purificá-la, transformam-se juntos. Ou seja, a retificação interior faz parte do processo.
Não é a nossa intenção apontar este ou aquele caminho como o mais adequado nem aprofundar o assunto.
Cada pessoa deve ponderar o que é melhor para a sua jornada. Mas, somos da opinião de que não se consegue (eficazmente) a segunda sem a primeira.
Antes de apresentar os livros, gostaríamos, também, de diferenciar três tipos de alquimistas.
Alquimista especulativo
É aquele que lê sobre alquimia, estuda o seu simbolismo, medita sobre os seus princípios… E pára por aí.
Não aplica nenhum esforço para a sua retificação. É uma biblioteca ambulante. E não é incomum reterem mais conhecimento do que aqueles que praticam, já que dedicam muito tempo apenas com leituras.
Alquimista espiritual
Detém o conhecimento do alquimista especulativo. Mas, com a notável diferença de que ele dirige seus esforços para a realização espiritual.
Alquimista operativo
Possui o conhecimento especulativo, a boa vontade e nobreza do espiritual e entrega-se às práticas de laboratório.
Enxerga a sacralidade da matéria e de suas transformações.
8 livros que vão te ajudar na prática da espagiria
Não existe uma sequência de leitura a ser seguida. O que vai determinar isso será a sua bagagem inicial.
Portanto, se você não conhece absolutamente nada de química, sugiro que inicie pelos livros 1 e 2.
Após as duas primeiras leituras, ou se você já tem uma base técnica, escolha qualquer um dos outros e inicie seu estudo.
Você também poderá estudar o mesmo assunto em diversos livros, simultaneamente. Pois, um complementa o outro.
Vejamos:
1. Química Integral – Martha Reis
Caso você não possua qualquer conhecimento teórico de Química, não saiba o que é um ácido, uma base, um óxido, etc, você irá precisar de um livro de ensino médio. Qualquer coleção de três volumes (ou mesmo volume único), é suficiente, já que a intenção não é profissionalizar-se em Química. Mas, tão somente, obter o necessário amparo teórico das transformações que ocorrem nas principais operações de um laboratório alquímico. Eu indico o Química Integral, da Martha Reis, em volume único. É apenas uma preferência pessoal. Você poderá utilizar outro autor(a). Normalmente os livros estão divididos em três partes: Química geral; Físico – Química e Química Orgânica.
2. Tratado Elementar de Química – Lavoisier
Um livro de 400 páginas, escrito no século 18 por Antoine-Laurent Lavoisier. Esta obra se caracteriza como um texto sobre um assunto complexo, mas que é apresentado em uma linguagem bastante acessível a todo leitor. O livro é dividido em três partes: a primeira trata do raciocínio que deve ser desenvolvido para evitar equívocos; a segunda apresenta um resumo conciso de resultados extraídos de diferentes obras; e a terceira faz uma descrição detalhada de todas as operações relativas à Química Moderna. Inclusive, traz a descrição dos aparelhos e das operações manuais da Química.
3. Introdução à Alquimia – Brian Cotnoir
Além de definir os princípios fundamentais da alquimia, o autor também esmiúça as técnicas básicas com as quais se pode praticar grande parte dessa arte e ajuda o leitor a desenvolver as habilidades necessárias para o trabalho alquímico mais avançado. O livro está dividido em duas partes: A primeira trata da teoria (aspectos da alquimia, cosmologia, tempo, microcosmo, prática interior e Tabula Smaragdina) e a segunda trata da prática (os fundamentos da alquimia, o trabalho preparatório, a arte da destilação, a purificação dos sais, outros trabalhos com água e álcool, o trabalho com ervas, plantas como remédios e substâncias iniciáticas, o trabalho com minerais). Enfim, uma excelente obra.
4. Guia Prático de Alquimia – Frater Albertus
Além de definir os princípios fundamentais da alquimia, o autor também esmiúça as técnicas básicas com as quais se pode praticar grande parte dessa arte e ajuda o leitor a desenvolver as habilidades necessárias para o trabalho alquímico mais avançado. O livro está dividido em duas partes: A primeira trata da teoria (aspectos da alquimia, cosmologia, tempo, microcosmo, prática interior e Tabula Smaragdina) e a segunda trata da prática (os fundamentos da alquimia, o trabalho preparatório, a arte da destilação, a purificação dos sais, outros trabalhos com água e álcool, o trabalho com ervas, plantas como remédios e substâncias iniciáticas, o trabalho com minerais). Enfim, uma excelente obra.
5. Espagíria Alquímica – Rubellus Petrinus
Este livro trata do estudo e prática de espagíria e alquimia. Foi escrito pelo saudoso Rubellus Petrinus. Neste livro são abertas as chaves para a prática da via alquímica de Alberto o Grande (Albertus Magnus) para a realização da Pedra Filosofal, além da explicação das técnicas de espagíria vegetal e mineral, visando a realização de medicinas naturais extremamente poderosas, do mesmo modo como eram realizadas pelos antigos mestres da Arte Real. Alguns assuntos abordados: o laboratório, os fornos, a destilação, extração do sal das plantas, tinturas, destilados vegetais, espagiria mineral, nitro, vitriolo, cal, sal de saturno, espírito de saturno, tintura de ferro ou marte, o kermes, o orvalho, etc.
6. A Grande Obra Alquímica – Rubellus Petrinus
A Grande Obra Alquímica de IRENEU FILALETO, NICOLAU FLAMEL E BASÍLIO VALENTIM explica as operações alquímicas, as semelhanças e as diferenças entre cada um destes grandes alquimistas, com fotos e gravuras. Além disso, ao final do livro encontram-se noções de Espagiria e os principais textos alquímicos, inclusive com cópia de manuscritos. Uma excelente compilação de textos. Tanto para iniciantes quanto para estudantes avançados na Sagrada Arte.
7. Introduccion a la Alquimia de las Plantas Medicinales – Manfred M. Junius
O livro, essencialmente prático, põe todos seus leitores em condições de preparar por si mesmos óleos essenciais e tinturas, com uma detalhada descrição dos aspectos necessários e seu funcionamento, o levantamento dos horóscopos para a preparação dos remédios, as dinamizações homeopáticas, etc. Além disso, a parte mais fascinante da obra é certamente a que explora a base desta ciência, remontando-se à tradição hermética e alquímica. Pode assim descobrir-se um mundo maravilhoso, denso de analogias e de relações que unem macrocosmos e microcosmos, astrologia e ciência tradicional com os mais recentes descobrimentos da química moderna e da farmácia de nossa época.
8. Espagiria Vegetal – Cuaderno de Laboratorio – Asis Caballero
Este livro está focado na missão principal de explicar detalhadamente as técnicas e rotinas mais básicas de um laboratório espagírico, justamente os primeiros problemas que serão enfrentados por qualquer pessoa que decida passar à ação e pôr em prática os métodos que se leem nos livros dedicados ao tema. Os ensinamentos referentes aos aspectos espirituais e astrológicos que devem necessariamente e imprescindivelmente acompanhar o trabalho prático no laboratório devem ser buscados em outras fontes.
Se você já leu um ou mais destes livros de alquimia e espagiria, deve ter notado, em diversas passagens, a falta de detalhes operacionais ao transmitir alguns procedimentos.
Existem muitos pormenores que não são ensinados.
Por exemplo, é comum encontrarmos a seguinte instrução: “destile conforme manda a arte”. Mas o autor não dá detalhes.
Em todo caso, você vai precisar de uma orientação. Por isso, convidamos você a conhecer a nossa Oficina de Alquimia Espagírica.
Você terá acesso às gravações em vídeo das operações e contar com o nosso suporte, em caso de dúvidas.
O que achou do conteúdo?
Conte nos comentários.
Considero o Guia Prático de Alquimia uma verdadeira joia. No meio de tantas obras obscuras, o livro mostra de forma bem didática a prática de laboratório, esclarecendo procedimentos alquímicos que talvez não fossem compreensíveis de outra forma.
Quero baixar os livros e não consigo? Como faço?
Olá Carlos. Caso esteja se referindo aos livros deste artigo, deve pesquisar em sites de livraria. Quanto aos livros da nossa área de download, utilize o formulário de contato, caso tenha alguma dificuldade.
Gostaria de baixar os livros recomendados.Grata.
Olá Silva! Não temos os livros em PDF. Terá que comprá-los em sebos ou livrarias. Pesquise no google.
Olá, talvez lhe falte a palavra chave, mas tente se cadastrar novamente, ou entre em contato através do e-mail, a resposta é rápida.
Espero ter ajudado.
Gostaria de ler estes livro pela idoneidade dos altores sou praticante da sagrada alquimia desde 1995 tenho trnsformado o meu chumbo em ouro mas ainda não consegui o ouro potável “esotericamente ” falando!
Olá irmão.
Apesar da praticidade dos arquivos em PDF em termos menos peso e volume em estantes , uma das atitudes que tenho e que me auxiliaram bastante na compreensão das obras( refiro-me como um todo,desde a elaboração das ideias ao passo de pô-las nas letras )é ter o livro físico mesmo.Eles possuem uma praticidade de ter em mãos o conteúdo desejado e abrir em qualquer, não ter que esperar o computador ou tablet abrir; em público ( caso queira ocultar o material colocar uma outra capa no livro ) pode ser mais prático também e além de tudo isso, prestigiamos o autor em seu sacrifício de publicar e os gastos referentes.Há obras que realmente são muito difíceis de se ter uma publicação, contudo estes citados, creio eu em meu humilde ponto de vista, seria interessante ter fisicamente estas obras.Um livro físico possui muito de nossa essência nele ao folheá-lo.
:: Benoersuke Trismegistus ::
Vide que de tudo o que foi apresentado nada se perde e por ser de conhecimento eterno, a vida se torna curta para tal aprendizagem por completo.
Ainda assim… É possível caminhar!
PAC
Que os pilares de seu templo sempre estejam erguidos sobre sua iluminada vida.
Reverencio minha ignorância, pois ela me permitiu chegar a vós.
Tenho que estar em loja ,trabalhando para fazer este estudo
Olá Diego! Os Alquimistas trabalham em Laboratórios.
Olá, irmão Kohen.
Sou formado em quimica e direito. Sou maçom do rito escocês e antigo e aceito(companheiro maçom), esotérico e judeu. Achei muito interessante essa ordem. Pelo fato de ter sido apresentado a ela recentemente, vou procurar me aprofundar nesse conhecimento. TFA.
Olá Ir Sidney. Seja bem vindo ao blog.
GOSTEI MUITO DE SABER QUE NÃO TÃO DÌFÌCIL DE APRENDER ALQUIMIA
Oĺa lendo o livro de comentário sobre alquimia
fiquei muito muito interessado em aprender
tudo sobre alquimia e gostaria muito que alguém
Que sabe tudo sobre alquimia pudesse me ajudar
obrigado
Bom dia irmão Kohen.
Agradeço pelo carinho em ter aceito e adicionado.
tenho muito interesse em conhecer e estudar esta arte, estou parabenizando
pelo belissimo conteúdo.
Fraternal abraço.
como conseguir uma retorta para os trabalhos alquimico
Olá amigo, tenho dúvida sobre o termo utilizado, alquimia espagírica. Espagiria não seria o mero refinamento de metais por técnicas exclusivamente químicas, enquanto a a alquimia atua na efetiva transmutação? Belo site, se puder faço o curso tb. Abs!
Olá, Thiago! Espagiria é a aplicação medicinal das operações alquímicas. Alquimia, propriamente dita, é a realização da Grande Obra.
Olá Daniel, me inscrevi recentemente para o curso, poderia me explicar o termo ” Grande Obra”?
Abraço fraterno.
Poderia comentar algo sobre livros como La Alquimia Explicada de Canseliet e Laboratório Aquimico de “Latorrene” (não me recordo o nome deste último…)?
Muito interessante , quero saber como obter pois sou estudante de artes mágicas assim como também as prático .
Pois para mim o fascinante está naquilo que podemos criar .
Olá, Carlos! Poderá adquirí-los pesquisando em sebos e livrarias.
Boa tarde,como se ocorre o processo de individuação através da alquimia?
Ola, Daniel!Acho que sua escola é o que estava me faltando. Estudo a 15 anos a Espagiria, e a da metálica. Mas só pus em prática a Alquimia interior, o que foi possível através da prática de um mantra que foi revelado ha 20 anos quando comecei a busca mais profunda da verdade sobre a verdade. Meu oratório esta pronto. Falta o laboratório. Assim que terminar me inscrevo no curso de Espagirica. É onde consegui mais experiência, devido já aplicar terapia médica natural na minha comunidade. Grato.
muito bom especial para preparar o iniciante na alquimia
Fiquei encantada e gostaria de fazer, pois sou Reikiana e nada melhor do q eu mesma preparar, as essencias, oleos etc p/um bom tratamento especifico p/cada paciente e problema. FASCINANTE.
I am interested in Alquimia Books
Adorei!!! Tudo muito didático e inspirador!
Muito obrigada 🙏
Gostaria muito de cursar a Oficina de Alquimia Espagirica. Por favor me avisem como devo proceder, pois já tentei e não consegui infelizmente!
Olá Roseli,
As inscrições para o curso Oficina de Alquimia Espagírica estão encerradas, reabrirá do dia 01/06 até 15/06.
Fabuloso.
Adorei! Admiro a profundidade do seu conhecimento , iniciarei pela leitura dos livros indicados e depois pretendo fazer o curso .