Dicas Práticas de Feng Shui para Aplicar em Casa

Todos que praticam alguma forma de espiritualidade, mantém um espaço destinado ao estudo e à meditação. Um espaço que requer uma configuração harmoniosa e convidativa. E é exatamente aí que entra o Feng Shui.

Ficou curioso(a)? Então, continue lendo este artigo para saber mais sobre:

Portanto, se você está buscando uma maneira de harmonizar as energias do seu espaço, ou mesmo de todo o seu lar ou local de trabalho, o Feng Shui pode te ajudar.

O QUE É FENG SHUI?


Feng Shui

Feng Shui significa, literalmente, “vento e água”. No Feng Shui acredita-se que, se você vive em harmonia com a terra, você terá uma vida cheia de satisfação e felicidade.

Para os orientais tudo o que nos rodeia tem energia, também chamada de Chi. O Feng Shui se preocupa em harmonizar esta energia nos espaços em que vivemos para que ela consiga fluir de maneira livre.

O Feng Shui estuda como o Chi (ki) se espalha por nossa casa através dos cômodos, entrando e saindo por portas e janelas. Quando o Chi flui livremente, as pessoas serão mais positivas e desfrutarão de uma existência harmônica.

Se, por algum motivo o Chi é detido, surgirão problemas na vida cotidiana ou nas metas e projetos de quem vive no local.

Então, é correto afirmar que Feng Shui é a arte de criar e harmonizar o ambiente em que as pessoas vivem e trabalham, tornando a vida mais leve e feliz.

Os fundamentos do Feng Shui são os conceitos do Chi (a energia vital), o Yin e Yang (os opostos complementares), os Cinco Elementos ou as cinco fases da energia, o I Ching (principal livro de toda a sabedoria chinesa) e o Baguá (o octógono com os oito trigramas onde se sintetizam e se relacionam todos estes conceitos).

PARA QUE SERVE O FENG SHUI?


feng shui

Todos nós estamos sob a influência das energias presentes em um ambiente. Seja ele um local de trabalho ou o próprio lar.

Ao longo da vida, uma pessoa desenvolve suas próprias características de personalidade. Cada pessoa tem seus próprios pontos fracos e fortes e reage diferentemente às influências de determinadas energias de um ambiente.

O feng shui nos ensina a comparar as características de uma pessoa com as características de um ambiente. Assim, é possível determinar, por exemplo:

  • A posição mais adequada para a cama de cada um dos moradores de um lar assim como para as cadeiras em uma mesa de jantar.
  • A melhor disposição dos móveis para harmonizar um ambiente onde as pessoas têm características muito diferentes. (Ex.  Quarto de casal ou de irmãos, departamentos de equipes, etc.).
  • Como harmonizar um escritório e para qual direção deve ficar a mesa onde se realiza as atividades de trabalho.
  • As melhores posições para as cadeiras de uma sala de reunião de acordo com as características de quem às ocupa e  elementos para criar as influências adequadas no ambiente.

Obviamente os exemplos acima se tratam de situações comuns. É possível aplicar estas mesmas técnicas e fundamentos a um  vasto universo de situações.

INSTRUMENTOS DE FENG SHUI


feng shui
Imagem do Ba-Guá

Ba-Guá: tem sua origem no I Ching – O Livro das Mutações, que por sua vez é atribuído a Fu Hsi (lê-se Fu Ri), sábio que viveu na China em tempos remotos.

O Ba-Guá é composto por oito trigramas, que são conjuntos de três linhas. As linhas inteiras representam a força yang e as partidas, a força yin. Estes dois tipos de linhas, combinadas entre si, irão representar todas as energias atuantes no universo.

O Ba-Guá é um modelo de sistema energético que pode ser utilizado como um pantáculo de proteção de ambientes ou como instrumento para a aplicação do Feng Shui. Existem dois tipos de baguá, são eles:

Ba-Guá Celestial – representa a perfeição. Tem o céu em cima e a terra em baixo. Nele tudo é harmonia, por isso é usado para harmonizar ambientes, ou do lado de fora da porta de entrada ou da janela, caso estes tenham vista para lugares onde haja violência ou dor (hospitais, presídios, cemitérios, etc.).

Ba-Guá – é a representação das energias tal quais se manifestam e interagem em nosso mundo. É o Ba-Guá mais conhecido, pois é com ele que o Feng Shui trabalha (modelo de energia no qual o homem vive na terra).

Dispersor: é uma esfera facetada ou multifacetada de cristal. Ele é um dos instrumentos mais clássicos do Feng Shui. Pode ser usado para energizar um ambiente, ativar a energia de um local, ativar uma das áreas do Ba-Guá, corrigir alinhamentos de circulação de energia, etc.

Sino: Sinos de qualquer forma ou material, fazem com que as energias circulem. É um instrumento clássico do Feng Shui. Pode ser feito de vários materiais: metal, bambu, pedras, plástico, etc. Tem como finalidade principal, energizar um ambiente, seja pelo som que provoca, seja pelo seu movimento.

Exemplo de aplicação: pendure um sino na porta de entrada. Toda vez que a porta abrir e o sino tocar, você estará aumentado a entrada de energia e de oportunidades em sua casa.

Fonte d’água: a água é o símbolo universal de prosperidade, riqueza, fartura, saúde e vida. A fonte pode ser usada em qualquer ambiente, porém os locais mais indicados são: a área do trabalho ou a da prosperidade, do Ba-Guá.

dicas de feng shui
Imagem: Moedas Feng Shui

Moedas Feng Shui – representam riqueza e bens materiais. Atraem bons negócios e prosperidade. Elas ativam a energia yang e atraem bens financeiros.

Modo de Usar – Junte três, ou múltiplos de três, moedas Feng Shui, passe a fita vermelha pelo buraco do centro e dê três nós bem firmes.

Depois amarre, ou deixe junto de um dos lugares que você recebe dinheiro. Você pode usar um conjunto de moedas, para cada um desses lugares. Você também poderá deixá-las num pires, no local de prosperidade de sua casa.

Flauta – Na tradição chinesa as flautas representam estabilidade, segurança e paz. O chi entra e sai pela flauta, fazendo circular a energia pelo local. Como cura pode ser colocada perto de vigas, neste caso, devem se pendurar duas delas na viga, amarradas com um fio vermelho e com o bocal para baixo. As flautas atuam como proteção quando colocadas na entrada da casa ou do escritório.

DICAS DE FENG SHUI


dicas de feng shui

Em geral, somente quando fechamos a porta da rua atrás de nós é que nos sentimos em casa. Nessa hora, deixamos para trás o mundo lá fora, o trânsito e as obrigações.

Estar em casa significa estar com nós mesmos, pois nossa casa é uma extensão do que somos (as famosas quatro paredes, que são, na realidade, internas). Nossa vida íntima e nossa privacidade estão ligadas a elas.

Seguem algumas dicas básicas sobre a aplicação do Feng Shui, a fim de atrair prosperidade e harmonia para o seu lar:

Espelhos

Um dos objetos mais importantes da decoração é o espelho. Ele multiplica luz, espaço e energia, mas não pode ser posto em qualquer lugar, pois pode atrapalhar a circulação de energia.

Um espelho na entrada da casa (do lado de fora da porta) é sempre interessante. Mesmo que pequeno, ele ativará proteção contra energias negativas. Se preferir, opte por um baguá, daqueles com um espelhinho no centro.

Evite ter um espelho que fique de frente para a porta de entrada, refletindo toda a porta. Um espelho alinhado à porta reflete a energia Chi e a joga para fora, expulsando-a da casa, esvaziando-a de vitalidade. Ele impedirá a entrada de energias ruins, mas também a das boas!

Nos quartos, o espelho jamais deve refletir a imagem da cama, isto é, das pessoas dormindo. Se for inevitável, tente cobri-lo antes de dormir, pois, do contrário, quando a energia Chi entrar no quarto e for refletida no espelho, será expulsa do ambiente, e, a longo prazo, o quarto e as pessoas que dormem nele serão esvaziadas de energia.

Na sala ou no cantinho de refeições, o espelho é um instrumento valioso, porque reflete o ambiente de abundância, que é a comida. Multiplica, mantém e atrai a prosperidade.

Por fim, é incomum, mas eficaz: ponha um pequeno espelho na cozinha, refletindo a chama do fogão, que também representa prosperidade, nutrição e abundância.

Água

A água representa dois aspectos. O negativo, aquele que inspira cuidado. Água é sinônimo de prosperidade, daí ser importante vigiar para que não haja vazamentos, pois o vazamento representa o que corre e escorre, o que esvai.

O aspecto positivo é a abundância. Segundo o feng shui, toda casa deveria ter um riacho correndo diante da porta como evidentemente isso não é possível, providencie essa água dentro de casa em forma de fonte, de um aquário ou pelo menos de algum quadro com um rio ou o mar. Claro que o melhor é água que flui, água em movimento, o que você consegue facilmente com uma pequena fonte equipada com um motorzinho.

E lembre-se: portas de lavabos e banheiros devem ficar fechadas, sobretudo à noite. Se for difícil mantê-las assim durante o dia, deixe ao menos as tampas das bacias sempre abaixadas. Toda a energia é sugada e vai embora com a água, esvaziando os ambientes.

Fogo

Em nossa casa, o fogo é representado pela lareira ou pelo fogão. Em ambos os casos, são necessários alguns cuidados:

  • Mantenha a lareira sempre limpa, retirando as cinzas de seu interior, as quais, aliás, são um ótimo adubo para plantas;
  • No caso do fogão, mantenha a lixeira longe dele, use alternadamente todas as bocas e mantenha-as em perfeito funcionamento, com a chama regulada.

Lixo

Lute contra a acumulação. Evite acumular toda aquela coleção de bugigangas que não serve para nada em nome do “quem sabe um dia tenha utilidade”. Livre-se de tudo o que entulha sua vida, até porque, hoje em dia, já existe lixo reciclável.

Evite ter uma lixeira muito grande, porque assim você se verá obrigada a jogar o lixo fora mais vezes, não permitindo que ele se acumule.

O mesmo vale para o quarto ou canto da bagunça: nada de guardar coisas quebradas, lascadas ou trincadas. Esses objetos atravancam muito mais que meramente o espaço físico. Doe o que puder, em especial roupas, objetos e móveis de pessoas que já morreram. Com um telefonema, você resolve isso, porque há instituições que fazem a recolha na sua casa.

Flores e Plantas

Morar em apartamento não é desculpa para não ter um jardim. A exemplo dos animais, plantas são vida, e é importantíssimo tê-las por perto e se ocupar delas.

Desde os tempos mais remotos,  é conhecida a capacidade das plantas de absorver a energia negativa dos ambientes, além de perfumá-los, decorá-los e energizá-los. Quanto mais flores e plantas você tiver em casa, melhor.

Nos ambientes pelos quais as pessoas circulam, prefira flores amarelas e vermelhas. Na entrada, sempre as vermelhas, porque essa cor segura as energias negativas de quem entra. Até porque ter flores frescas em casa renova sempre as energias, já que são um verdadeiro depósito de fluidos.

Cuidar de uma planta é aprender a ter responsabilidade. Se você não é capaz disso, fica difícil! Além do mais, é sinônimo de dar, ofertar.

Como cada pessoa tem seu jeito de ser, as plantas e flores também devem variar de acordo com o jeito de ser de cada indivíduo. Não é preciso ter grandes vasos – qualquer plantinha bem cuidada alegrará sua vida e a das pessoas que o cercam.

CONCLUSÃO


A base de tudo é você mesmo. Por isso, a casa das pessoas se parece com quem as decorou, com quem promove o ambiente que as habita e anima.

Então, cuide para que o seu ambiente seja leve, evite o excesso de objetos e móveis, combine as cores com bom senso, a partir de seu gosto pessoal.

É evidente que o feng shui não se resume ao exposto neste artigo. Inclusive, muitas pessoas se profissionalizam prestando consultorias em feng shui, nas casas e escritórios de diversos clientes que solicitam os seus serviços.

Gostou do artigo? cadastre-se gratuitamente, para ser o primeiro a saber sobre novas publicações deste assunto:

MAIS CONHECIMENTO HOLÍSTICO

Receba, GRATUITAMENTE mais conhecimento holístico no seu email!>

3 Comentários


  1. Muito bom o artigo, um ambiente harmonizado
    se torna muito agradável de se estar.
    Fraterno abraço.

    Responder

  2. Boa abordagem sobre o tema.
    Apesar de resumido, deixa na gente o “gostinho de quero mais” de modo a suscitar a vontade de aprofundamento no tema.

    Responder

  3. Gostei embora seja tudo um pouco confuso ainda
    espero vir a obter progressos.
    abraço
    António

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *