6 Filmes para quem Ama (Ler e Escrever) Livros

Se você é daquelas pessoas que sentem prazer em olhar uma estante repleta de livros, todos alinhados, e gosta de escrever, vai gostar da lista de filmes que preparamos neste artigo.

Existem pessoas que amam ler livros e existem pessoas que não se contentam apenas em ser leitores. Mas, também, nutrem a ideia de escrever. Seja por meio de livros ou blogs, desejam divulgar seus escritos.

Sob diferentes aspectos, o livro ocupa uma posição importante nestes filmes.

A lista abaixo se propõe a inspirar você a ler mais e a escrever mais.

E por que um artigo sobre este assunto em um blog voltado para a espiritualidade?

O Brasil precisa de mais blogs, mais livros, mais pessoas pesquisando e escrevendo sobre Alquimia e Esoterismo. Precisamos de mais pessoas comprometidas a produzir conteúdo de qualidade.

Espero que esta lista de filmes te inspire a começar ou a dar continuidade com mais dedicação a ler mais e a escrever mais.

O quarto filme é o meu preferido desta lista.

#1 Uma Beleza Fantástica


Trailer do filme:

Sinopse

Um conto de fadas contemporâneo que gira em torno de uma amizade improvável entre uma jovem reclusa com sonhos de ser autora de livros para crianças e um viúvo rabugento.

Sonhando em uma dia ser uma respeita escritora de contos infantis, a jovem Bella Brown vai cruzar com alguém que representa o oposto do que pretende ser: um velho rabugento, viúvo e de poucos amigos. Incrivelmente, ela vai criar um forte laço de amizade com ele, iniciando uma relação curiosa e inspiradora.

#2 Trem Noturno para Lisboa


Trailer do filme:

Sinopse

Trata-se de uma adaptação do livro homônimo de Pascal Mercier, pseudônimo do professor suíço de filosofia Peter Bieri, que retrata a jornada de investigação e autoconhecimento de Raimund Gregorius (Jeremy Irons), também um professor que se entrega à ideia de viver o momento, o famoso carpe diem do poeta romano Horácio.

Depois de ler e se identificar com as palavras de Amadeu do Prado (Jack Huston), escritor português cuja obra conheceu ao ficar com um livro dele que pertencia a uma mulher que o professor impediu de se jogar de uma ponte, Raimund decide largar sua vida estabelecida em Berna e pegar o trem noturno que partia da capital suíça com destino para Lisboa.

#3 Coração de Tinta


Trailer do filme:

Sinopse

Em Coração de Tinta – O Livro Mágico, Meggie Folchart (Eliza Hope Bennett) gostaria de trocar sua vida pacata pelas aventuras que costumava ler nos livros. Porém, seu pai, Mo Folchart (Brendan Fraser), com quem vivia depois de sua mãe ter desaparecido, esconde um segredo que pode tornar os desejos da garota realidade: ele é capaz de dar vida aos personagens dos livros quando lê em voz alta.

A menina percebe então que o sumiço de sua mãe pode ter relação com a habilidade de seu pai, mas, antes que ela consiga descobrir a verdade, um vilão surge para atrapalhá-la. Capricórnio sai das páginas de Coração de Tinta em busca dos poderes de Mo para realizar seus planos. Com a ajuda de um misterioso ser, o Dedo Empoeirado, e de sua tia avó, Elinor, Mo e sua filha unem todas as forças para destruir o maligno e encontrar a mãe de Meggie.

#4 O Último Portal


O Trailer está em inglês, mas o filme está disponível em Português:

Sinopse

Dean Corso (Johnny Depp), um especialista em livros raros, é contratado por Boris Balkan (Frank Langella), um milionário de Nova York que tem uma imensa coleção sobre ocultismo e um especial interesse em “Os Nove Portais Para o Reino das Sombras”, livro este que, reza a lenda, foi co-escrito pelo próprio Satanás e Aristide Torchia, um autor veneziano, e publicado em 1666.

O livro é ilustrado com nove gravuras que, quando corretamente interpretadas e combinadas com o texto original, teriam o poder de invocar o Diabo e abrir as portas para o mundo das sombras. Torchia pagou caro por sua transgressão, pois a Santa Inquisição o queimou em uma estaca.

Existem apenas três cópias e Andrew Telfer vendeu a sua para Balkan dias antes de se suicidar. Porém, Balkan não tem certeza que a sua seja autêntica, assim Corso seria regiamente pago para ir até a Portugal e França, onde estão as outras duas cópias e determinar qual é a verdadeira. Corso, que não acredita no diabo e sim em dinheiro, aceita o trabalho. Inicialmente Corso visita Liana Telfer (Lena Olin), a viúva de Andrew, que demonstra um desejo quase ensandecido de ter o livro de volta (ela não sabia da venda).

Logo Bernie (James Russo), um amigo de Corso, aparece morto e seu corpo estava como uma das gravuras do livro. Mas esta seria apenas a primeira de algumas mortes misteriosas, que Corso presenciaria. Tendo em seu poder o livro, para poder comparar com as outras cópias, Corso descobre que está no meio de uma estranha trama na qual há uma loira misteriosa sempre surgirá no seu caminho para protegê-lo.

#5 A Garota do Livro


Trailer do filme:

Sinopse

Alice Harvey (Emily VanCamp), de 28 anos, é uma assistente de uma editora de livros, e sonha em ser escritora.

Filha de um poderoso agente literário de Nova York, ela vai ser obrigada e enfrentar dolorosos acontecimentos de seu passado, ao ser convidada para trabalhar no lançamento de um livro de Milan Daneker (Michael Nyqvist), um antigo cliente de seu pai. A jovem precisará ter forças para enfrentar antigos demônios de sua mente, e quebrar seu bloqueio criativo que a impede de realizar seus desejos.

#6 Magia Além das Palavras – A história de J. K. Rowling


Trailer do filme:

Sinopse

O filme mostra a trajetória de Joanne Rowlling, desde sua infância até o lançamento do primeiro filme baseado em seu livros, Harry Potter e a Pedra Filosofal. 

A criação da história do bruxo mirim, no entanto, permanece em segundo plano, uma vez que o filme é focado em aspectos até então pouco conhecidos da vida da escritora: seu primeiro casamento em Portugal, o conturbado relacionamento com seu pai e o período de pobreza e depressão que viveu antes de seu primeiro romance ser publicado.

Faça parte do Círculo Interno de Leitores

Cadastre-se gratuitamente para receber conteúdos especiais em seu email!

6 Comentários


  1. OI DANIEL FIZ MEU RITUAL DA PRIMAVERA NO SABADO E HOJE A TARDE TIVE UMA SURPRESA NO MEU JARDIM
    UMA COISA LINDA 4 ORQUIDEAS DE UMA BELEZA DIVINA DESABROCHARAM DE UMA UNICA VEZ LINDAS MUITO LINDAS CONSIDEREI UM PRESENTE DIVINO DO CEU PARA MIM MUITAS OUTRAS ESPECIES DE FLORES QUE TENHO TAMBEM DESABROCHARAM MUITO LINDO CONSIDERO QUE MEU RITUAL FOI BEM ACEITO PELAS FLORES QUE APARECERAM VIVA A VIDA E QUE DEUS TE ABENCOE E PROTEJA QUE TODOS TEUS PEDIDOS SEJAM ATENDIDOS EO CEU TE DE MUITA PROTECAO DIVINA ATE BREVE

    Responder

  2. Daniel Fidelis
    Hice el ritual el 22, a las 19.30.
    Infinitamente grata al Universo por toda su opulencia. y por hacer uso de ella.
    Bendecida con tanto colorido en mi jardín, maravilloso mundo vegetal , y el animal… amo infinitamente!
    Brotarán muchas cosas buenas, indudablemente.
    Gracias por tanto.
    Paz y luz.

    Responder

  3. Olá fiz o meu ritual de primavera, mas usei ele todo no sentido de renovação e transmutação da vida pois no dia estava com uma tristeza profunda por ter internado meu gato, agradeci a nova estação e principalmente seu momento de renovação e no final já estava me sentindo mais leve, gratidão profunda… A tudo que me chega principalmente como ensinamento para meu crescimento e a todos principalmente a você

    Responder

  4. Boa noite Daniel!! fiz o meu ritual no orquidario ontem, nao tinha o calice nem as velas de apropiadas, mas a sensacao de gratidao foi manifestada.. e tenho certeza acolhida junto as demais preces, muito obrigado

    Responder

  5. Interessante esta sincronicidade entre o ritual de Primavera e os filmes sobre o amor pela leitura e pela escrita. No meu ritual agradeci muito todas as dádivas e oportunidades de conhecimento, especialmente o aprofundamento alquímico por meio da prática espargírica. Visualizei a conclusão, edição e publicação do meu livro sobre Astrologia. Abri o tarot para concluir e me conectar com os significados e orientações daquele ritual. Foi muito bom, Daniel. O quarto filme acima também é o meu favorito, já assisti diversas vezes. O suspense e o mistério são intensos, adoro estes gêneros combinados com livros antigos, decifração de símbolos etc.

    Responder

  6. Gostaria de incluir nessa lista: Escritores da Liberdade. O filme fala essencialmente sobre uma professora e seu amor pela profissão. O dinheiro a princípio é pouco e ela gostaria de fazer mais pelos alunos para ser aceita por eles – a escola fica numa zona de muita violência e os alunos são todos problemáticos.
    Mas com seu dom pouco comum, ela desafia a todos: seu marido (que termina a relação com ela, por não conseguir entender de onde vem todo esse amor), o pai (que não vê sentido nessa vocação toda) e até mesmo os professores e a própria diretora da escola!
    O jeito peculiar que ela encontra para se aproximar dos alunos e criar um certo entrosamento, parte da ideia de dar aos alunos – uma voz, mesmo que interna… Dá a eles cadernos para eles transformarem em DIÁRIOS, em que são narrados o dia a dia da turma… Se os alunos quiserem compartilhar sua vivência com a turma, devem deixar os cadernos, dentro de um armário dentro da sala… A professora os lê, sem contudo revelar de quem é… Muito interessante! Nunca me canso de vê-lo!
    Parabéns pelo excelente post!
    Abraços

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *