[PDF] A Prática dos Mandalas como experiência transformadora

Mandala é uma palavra da língua sânscrita que quer dizer círculo. Mandala também tem outros significados como círculo mágico, concentração de energia ou diagrama circular. Universalmente o Mandala é o símbolo da totalidade, integração e harmonia.

Utilidade

O Mandala trabalha a pessoa nos aspectos: físico, emocional e energético. No aspecto físico promove bem-estar, relaxamento e previne o estresse. Emocionalmente, os Mandalas pessoais podem trabalhar conteúdos oriundos de emoções antigas, atuais ou futuras, pois o trabalho com Mandalas sinaliza eventos que aconteceram, os que estão ocorrendo e os que estão para acontecer. Energeticamente o Mandala equilibra os corpos sutis e suas energias peculiares.

Um processo de desapego

O processo de desenhar e colorir mandalas é usado como forma de expressão artística, religiosa, terapêutica e prática meditativa.

Um desses rituais é o realizado por monges tibetanos que passam dias construindo complexos mandalas de areia, chamados  dul-tson-kyil-khor. Mas, tão logo o Mandala fica pronto, eles apreciam por alguns instantes e, em seguida, destroem.

A beleza do ritual está no caminho que se percorre para construir o Mandala, e na sua destruição, que simboliza o movimento de desapego e da inconstância da vida.

Um desafio para você: A prática do desapego

Que tal encarar a destruição do seu Mandala? Pinte um ou mais Mandalas. Durante o processo, saboreie o momento, contemple depois de pronto. Em seguida, destrua seu mandala. Experimente, vivencie a leveza do desapego.

PDF Mandalas para imprimir e colorir

Baixe o material gratuito, em PDF, e realize o experimento. Tenho certeza de que será transformador.

Após a atividade, compartilhe abaixo, através dos comentários, como foi a sua experiência.

5 Comentários


  1. Eu acabei de ler o livro,O Poder do Silêncio, do autor Eckhar Tolle.Assim que terminei,pensei e tive vontade,de descobrir sertas coisas a mais,e como sempre faço entrego tudo nas mãos do altíssimo, e espero que elas venham a mim,assim está sendo.espero ser uma popila atuante e perseverante, muito obrigado,e que a luz da sabedoria e do discernimento nos abraçam

    Responder

  2. Olá, já tinha feito cadastro no site mas não encontrei nenhum pdf nem link para dropbox. Pode me informar onde estão? obrigada

    Responder

    1. Olá, Regina! Entre em contato por email (adm@alquimiaoperativa.com) para instruí-la como baixar o arquivo.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *