Ouro, Sol e Leão

Normalmente, o ouro está associado como emblema do Sol, da Luz e do Logos (o Verbo). Sua cor tão quente, agradável, com aspecto alegre e tônico, entrou evidentemente em consideração na escolha. Mas são as propriedades em si desse metal que o indicaram para exprimir o que há de mais puro no homem. Inalterável, inatacável pelos ácidos, tomado isoladamente, é a imagem da Fé e da iluminação dos eleitos. Do mesmo modo que a luz do Sol, ele pode se apresentar sob quase todas as cores do espectro. Habitualmente amarelo, ele pode se tornar vermelho após sucessivas reflexões e vermelho púrpura se estiver em estado de extrema divisão. Por transparência, ele se torna verde, desde que esteja reduzido a folha suficientemente fina. Enfim, sob alta temperatura, ele desprende vapores violeta. Nenhum elemento simples poderia simbolizar melhor a força de caráter e a coragem, cujas virtudes são extraídas da inalterabilidade da Fé ou do Amor divino. O ouro também simboliza a bondade pelas mesmas razões. E a expressão popular “ter um coração de ouro” reconhece o alto significado simbólico desse metal.

O leão, animal reputado pela sua coragem, é igualmente o emblema do ouro para nós alquimistas. É considerado o rei dos animais, como o ouro é o rei dos metais. Na religião de Mitra, o leão era o símbolo do fogo sagrado e do ouro. A cor amarela de seu pêlo, que evoca as areias abrasadoras da África em seu habitat, contribui para o aparentar ao mais precioso dos metais. Sétima figura do Zodíaco, o signo do Leão é emblema da canícula que marca a fase mais quente do Verão. A ideia de fogo, de calor, de ardor e de fé estão presentes em todos esses símbolos.

Abaixo, um vídeo do Gabriel Wendel, baseado neste artigo:

Gostou? Cadastre-se, para receber mais conteúdo por email:

ALQUIMIA & ESPAGIRIA

Receba GRATUITAMENTE mais conteúdos sobre ALQUIMIA & ESPAGIRIA no seu eMail!>

1 comentário


  1. Me vem na mente que o ouro a purificação do espirito deve ser transmutada dentro de nos em nosso laboratório interior para manifestar a luz e coragem para prosseguirmos sem fraquejar na grande obra interior.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *