A alquimia enxerga a natureza em ampla e profunda relação com os astros por meio das regências astrológicas.
Assim, cada planta e cada metal, por exemplo, possui um regente principal: o ouro é regido pelo sol; a prata, pela lua; e assim sucessivamente.
As regências planetárias também estão presentes na divisão do tempo: hora, dia da semana, ano etc. E, é sobre o ano que falaremos, brevemente.
De acordo com os preceitos alquímicos-astrológicos, o ano tem início em março – o período em que o Sol entra em Áries, o primeiro signo zodiacal.
Para nós, isso é um fato, ou seja, fruto de observações do movimento dos astros. Não é uma convenção (como o calendário gregoriano onde o ano começa em 1 de janeiro).
O regente de cada ano é determinado entre os sete astros da astrologia antiga.
Foram os Sumérios que conceberam esse sistema de regências anuais. Ou seja, cada ano é regido por um dos sete planetas. Isso é representado pela estrela de sete pontas suméria.
Na figura abaixo, indicamos a sequência da regência dos sete planetas em cada ano.
Obs: astrologicamente, Sol e Lua são considerados planetas.
Em 2021, a partir de 20 de março, o planeta regente é Vênus. A partir de março de 2022, Mercúrio. E assim, sucessivamente…
O Planeta Vênus é associado à deusa romana (de mesmo nome) do amor e da beleza e à deusa grega Afrodite. Rege os signos de Touro e Libra.
Vênus oscila entre os Elementos Terra e Ar.
No reino mineral, Vênus rege: Cobre (Touro), Zinco (Libra), Esmeralda, Jade, Turmalina Rosa e os Quartzos Rosa e Verde.
➜ Veja, neste artigo, uma lista com as ervas regidas por Vênus.
Se o Sol, no ano astrológico anterior, revelou o que estava oculto, Vênus vem nos desafiar a buscar o equilíbrio por meio da suavidade e do belo.
O Planeta Vênus evoca a necessidade de equilíbrio, harmonia, bem-estar, deleite, relacionamento e conforto.
O ano astrológico regido por Vênus favorece aquele que busca amar e ser amado; a imprimir beleza em tudo o que faz; a encontrar satisfação em cada passo de sua vida.
Estes são os aspectos positivos de Vênus quando nos empenhamos assertivamente para estas finalidades.
Mas Vênus também encerra aspectos menos agradáveis, manifestando-se na vida de todo aquele que negligencia a busca da amorosidade, do belo e do equilíbrio: desilusões ou decepções nas mais variadas áreas.
O Planeta Vênus não é favorável para aqueles que gostam de competir em tudo e sempre se compara aos demais. Vênus desfavorece, impiedosamente, a quem nutre sentimentos de inveja.
Quando em harmonia com as vibrações de Vênus, temos pessoas que conseguem amar e cultivar a beleza (tanto interior quanto exterior) em tudo o que fazem, sendo capazes de enxergar a vida com mais suavidade.
Quando em desarmonia com este Planeta, temos pessoas amarguradas, demasiadamente contestadoras, invejosas, apegadas e incapazes de enxergar o lado bom da vida.
Nos conectamos com as boas vibrações do Planeta Vênus quando nos empenhamos, diariamente, para manifestar aquilo que ele representa de mais positivo.
O alquimista não olha apenas para o planeta regente. Mas para o conjunto, como ele está organizado. Sem esquecer, no entanto, que o planeta regente dá o tom geral.
O céu no momento da entrada do Sol em áries em 2021 revela algo curioso. Repare que metade do Mapa está vazio, e a outra metade ocupada com os planetas.
Como Vênus é um planeta ambíguo, essa distribuição dos planetas reforça a necessidade de trabalharmos para a manutenção do equilíbrio. Do contrário, corremos o risco de cair nos extremos.
Outro ponto que me chamou a atenção é a Casa 3 – a casa da comunicação. Esta Casa é a que mais está sendo estimulada.
A comunicação, portanto, terá um papel de relevância neste ano astrológico. Devemos dar atenção à maneira sobre como comunicamos a nossa mensagem e os nossos anseios.
Todas as outras Casas vazias exigirão de nós que reforcemos os esforços nas questões relacionadas a cada uma delas:
Casa 4 – O Lar e a Família; Casa 5 – Divertimento, Personalidade; Casa 6 – Trabalho, Organização, Saúde; Casa 7 – Parcerias e Relacionamentos; Casa 8 – Transformações; Casa 9 – Ideais, Filosofias e Religião.
Suavidade, beleza, disciplina e diplomacia são algumas das palavras-chave do ano.
Não faço nenhum tipo de previsão, nem mesmo das possibilidades. Não pratico esse tipo de astrologia. Acredito, sim, em momentos favoráveis e desfavoráveis para determinadas atividades.
Se é favorável em cima, é favorável embaixo.
Mas os resultados sempre serão determinados, majoritariamente, pela nossa competência, pelo nosso trabalho.
Lembrando que estamos no ciclo de 36 anos de Saturno. O Velho Sábio da montanha continua observando e cobrando, implacavelmente, de todos nós: sem esforço, sem colheita!
➜ Conheça a nossa Escola, com Formações 100% Online.
Não deixe de cadastrar seu email:
O que achou do conteúdo?
Conte nos comentários.
Encontre sumamente ,valioso
el contenido Asrologico
Belleza Orden Suavidad no competividad
Ahi deceo ir
Gracias
Ótimo texto! Gratidão! 🙏
Perfeito, retratado de forma compreensível.
e uma interpretaçao diferente gosto muito da astrologia , relaçao pedras ,plantas e me parese que faltou os animais
Animais não são como plantas. Cada um tem o seu próprio mapa natal. Pois, eles têm data e hora de nascimento específicos, assim como nós.
Coerente!
veio somar de maneira muito positiva em minhas decisões para este ano.
Adorei saber mais sobre meu regente!