O Ovo Filosófico de Hermes é um termo pouco conhecido, mesmo entre os estudantes de Alquimia.

E, temos percebido, desde 2010, quando iniciamos nossas partilhas na internet (na época, o blog Alquimia Operativa ainda não existia), uma visão bastante comum: de que a alquimia tradicional é coisa do passado.

Muitos procedimentos operativos passaram a ser vistos como mero misticismo, restritos ao plano simbólico.

O próprio termo alquimia passou a ser utilizado indiscriminadamente. Talvez, com o propósito de agregar maior curiosidade e, consequentemente, chamar a atenção do público.

O mesmo vem ocorrendo com o termo quântico.

Para melhor ilustrar essa perspectiva excessivamente “mística” da alquimia, vejamos o “Ovo Filosófico de Hermes” como exemplo.

➜ Inicie a sua Jornada na Alquimia Espiritual através da Irmandade Hermética da Sagrada Arte, IHSA.

O Ovo Filosófico de Hermes

O Ovo Filosófico de Hermes é um instrumento muito antigo. Mas, quando encontramos uma publicação fazendo referência a ele, é visto como mera alegoria filosófica.

Isto não ocorre apenas com o Ovo Filosófico de Hermes. Mas, com vários processos alquímicos. São quase todos vistos apenas como processos simbólicos, mentais e/ou espirituais.

Vale ressaltar que todo o processo alquímico possui a sua dimensão espiritual. Mas, isto não elimina sua realidade física (salvo exceções).

Hoje, em todo o mundo, existem quase 20 Ovos Filosofais de Hermes em plena operação.

Ele é chamado assim por assemelhar-se a um ovo.

É bipartido. Uma metade coberta por ouro, outra metade coberta por prata. Existem variações, tanto na dimensão quanto nos materiais em que são construídos.

Os detalhes de sua construção, bem como a maneira de operar, é restrita aos pequenos grupos discipulares que se perpetuam desde a antiguidade.

São círculos de confiança cujos integrantes foram submetidos à provação em diversas circunstâncias (na maioria das vezes, sem perceberem).

É no calor das chamas que a matéria revela sua verdadeira essência.

E isso é bastante comum em grupos que perpetuam a Tradição, ou seja, círculos dentro de círculos.

➜ Domine a Antiga Arte dos Sábios através da Alquimia Espagírica.

A finalidade do Ovo Filosófico de Hermes

Um dos estágios finais de preparação dos elixires alquímicos é a “exaltação das virtudes”. Também é chamada de “Pelicanização” (devido ao formato da vidraria se assemelhar a um pelicano), “Rotação” e “Circulação”.

E existem diversas maneiras de se fazer isso.

Na homeopatia (disciplina oriunda da alquimia, assim como a aromaterapia) existe um processo semelhante: a dinamização das diluições homeopáticas.

Voltando para a alquimia: o processo de exaltar as virtudes proporciona o aumento, potencialização ou exaltação das propriedades terapêuticas do preparado alquímico.

O Ovo Filosófico de Hermes é uma das maneiras mais poderosas e breves de exaltação.

Coloca-se o preparado que se deseja exaltar no interior do Ovo. Ergue-se até determinada altura e solta. O impacto no chão irá provocar uma vibração em uma frequência determinada.

Essa frequência age na estrutura mais íntima do preparado em seu interior, modificando suas cordas ou filamentos de energia.

➜ Conheça a nossa Escola de Alquimia e Esoterismo

Hoje, enquanto se discute sobre Física Quântica, os alquimistas a praticam desde a antiguidade. E, como dissemos, ainda permanece em uso nos círculos mais fechados.

O que determina a frequência produzida é o material que foi utilizado na confecção do Ovo, a camada, a dimensão, a altura da queda e o volume utilizado em seu interior.

O campo áurico do preparado é transmutado quase que imediatamente (dependendo do número de quedas), tornando-o muito mais poderoso em seus efeitos.

Em seu interior os opostos se tornam um. Mas, só atinge este estágio a matéria que permite ser retificada.

É neste sentido que Frater Albertus afirmou:

Alquimia é a elevação das vibrações

Espero que este conteúdo tenha inspirado você a buscar conhecimento e, o mais importante: vivenciar o Mistério!

Sabendo que:

O único trabalho do Alquimista é merecer!

Daniél Fidélis ::

Sobre o Autor

Daniél Fidélis é o orientador da Irmandade Hermética da Sagrada Arte - IHSA e autor do Blog Alquimia Operativa.

Compartilhe este Artigo:

Formação Completa em Numerologia Cabalística

Valor Promocional Até 10/02/2026

Aprenda a dominar a arte dos números, harmonizar nomes e elaborar Mapas completos para pessoas e empresas com profundidade, tornando-se capaz de transformar vidas através dos números.

Você também pode gostar:

    16 replies to "O Ovo Filosófico de Hermes"

    • Natalia Campioni

      Com certeza a busca será constante, acredito que nós não paramos nunca, gratidão.

    • Eliana Alves Pereira

      Muito bom este texto,quando o discípulo está pronto a Orientação aparece.Quando chega um ensinamento de indicando um ovo como elemento você pensa:Oi,aí lê este texto e diz:Gratidão.
      Muita Luz!!!

      • Geam Roberto Ferreira da Costa

        Oi boa noite! Venho agradecer por teus encinamentos que recebo de coração obrigado Sr Daniel Fidelis

    • Joalêde Gonçalves Bandeira

      Daniel, tenho cada vez mais me encantado com os seus ensinamentos. Uma vez, há muito tempo, li o Alquimista de Paulo Coelho e fiquei extasiada… Sonhei com aquele mundo, me transportei… Muito tempo se passou e você, por foça do Universo, chegou em minha vida e me faz acreditar que é possível.
      Conte sempre com a minha gratidão!
      Joalêde

    • Lane

      Assunto interessantíssimo, grata pela partilha! Esses mistérios são infinitanente instigantes. Abraços! ::

    • Raikson::

      lindo, texto magnífico, muito grato mestre Daniél Fidélis

    • Marcos Cattani

      Muito interessante o processo dos opostos se atraírem e criarem uma nova matéria. É como um Big Bang. Microcosmos = Macrocosmos! 🙂

    • Adenilson Dias Borborema

      Olá Daniel ! Bom dia !
      Quem me indicou foi a Juliana Infurna.
      Gostaria de tratar um assunto em particular com vc. Seria possível ?

    • German

      A Alquimia é uma escola de mistérios que não teve uma codificação precisa devido ao longo tempo de sua formação. Desta forma os conceitos e definições também são muito imprecisos, aquilo que é definido como mercúrio pode também ser definido como enxofre. Isto também ajuda a confundir os incautos. O ovo filosófico seria melhor classificado como ovo cósmico. Um atanor: útero ou sepulcro, e aí novamente os conceitos antagônicos. Um ovo: casca, clara e gema. A gema tem a cor do enxofre, que possui odor semelhante a ovo podre, e que está no âmago do ovo, sendo por isso a alma do ovo ??? A aparência nem sempre é fato, pois ali temos o espírito do ovo. O forno vivo revérbero do progenitor irá transmutar a essência do ovo surgindo assim um novo ser.

    • O conhecimento alquimico é útil, mesmo nos dias atuais, só preciso saber o preço que vou pagar por esse ensinamento. meu I-mail: rosteniorodrigues@gmail.com ou
      rossrolivier@yahoo.com.br. estou aguardando chegar a primavera para fazer o ritual de primavera,

    • Marly

      Olá Daniél Fidélis
      Ainda não conheço os teus ensinamentos mas, li esse post de O Ovo de Hermes. Me chamou a atenção porque tenho fixação com ovo, a forma do ovo, tanto que tenho uma coleção que compro em todos os lugares que encontro. O 1º foi um de madeira feito por uma colega de curso de arte e depois fui ganhando e adquirindo de diversos materiais.
      Em uma palestra que participei com a Norma Blum há muitos anos, ela nos proporcionou uma mentalização guiada que no fim estaríamos em um jardim que encontraríamos o nosso anjo da guarda que nos daria um presente, o presente que visualizei foi um ovo cor de rosa e, desde aí fico pensando no ovo, porque essa forma me ser presenteada. Desde esse episódio tenho uma extrema curiosidade. O que vc acha?

    • Dulcineia freitas Guimarães

      Sou fascinada com a alquimia, li o texto, achei muito importante, quero aprender mais sobre a alquimia.

    • ILARA

      Curti

    • Silvana Aparecida e Souza Kusuke

      Estou Adorando fazer parte da IHSA. Procurando me aprofundar, lendo, pesquisando. Gratidão

Leave a Reply

Your email address will not be published.