REVELE O CÓDIGO DO SEU DESTINO. Mapa Numerológico Cabalístico com valor promocional até 10/01/2026.

É a primeira vez que escrevo, diretamente, sobre magia e teurgia aqui no blog.

Pois, são assuntos (na minha opinião) que devem ser abordados apenas em círculos fechados (mas não inacessíveis) onde o operador tenha passado por uma preparação (teórica e prática).

Além disso, aflora a agressividade daqueles que estudam e/ou praticam alguma forma de magia.

Como existem muitos sistemas, muitas vertentes, algumas pessoas acabam polarizando, demasiadamente, os diversos pontos de vista.

O Rito de nossa I::H::S::A:: é inteiramente teúrgico.

Magia e Teurgia


A magia popular, em sua forma cerimonial, descende de práticas de teurgia mal compreendidas. Sua progressiva deformação resulta de sua mesclagem com práticas supersticiosas e folclóricas da bruxaria dos campos.

Devemos esta confusão, também, aos teólogos cristãos como Santo Agostinho, que rebaixou a teurgia no âmbito da baixa magia. Já que por um lado, não compreendeu seu sentido e, por outro, a autonomia espiritual provocada pela prática teúrgica havia prejudicado a autoridade do catolicismo.

Segundo os grandes princípios do ocultismo tradicional a magia tende ao manejo das forças naturais com fins de satisfação pessoal.

Então, o Teúrgo faz o inverso. Porque o benefício dos ritos retorna à divindade, como uma assunção pela qual a energia encontra lugar na vida do operador.

A consequência deste processo é um suposto benefício também para o Homem, em termos de sabedoria e conhecimento.

O teúrgo contempla as formas de Deus. O mago produz imagens e tenta submeter “os deuses” à sua vontade. A aproximação é radicalmente diferente e é, principalmente, esta determinação que diferencia a magia da teurgia.

A diferença fundamental entre a magia e a teurgia, é que o mago permanece como um homem carnal que exerce uma ação sobre as esferas celestes com a intenção de submetê-las aos seus desejos.

O teurgo, reclama um impulso do divino em sua direção para reencontrar a memória luminosa enterrada em suas próprias trevas.

O teúrgo não pede nada para sua condição terrena já que busca transcendê-la.

O fruto do trabalho e não uma recompensa


No hermetismo, o trabalho não consiste em portar-se bem para ganhar o céu. É um trabalho de redescobrimento da memória que se encontra no seu interior.

Com a ajuda de Deus e dos Ritos (e também da alquimia que administra uma parte significativa do processo), esta memória retorna, e o homem contempla sua verdadeira Natureza por uma habituação da visão do divino.

O trabalho teúrgico aumenta a noção de ética, e não o de uma vontade autoritária que procura impor-se pela força e pela coação.

Entra-se em contato com energias celestes catalogadas em uma cartografia particular (é o rol da Astrologia antiga o de fazer tais itinerários). Estas energias divinas ajudam em nossa evolução espiritual.

Por hora, é o que tenho para compartilhar com você. Trata-se, apenas, de um ponta pé inicial com o objetivo de estimular maior aprofundamento no tema.

Voltarei ao assunto…

Cadastre seu email, abaixo, para ser notificado(a) quando houver uma nova publicação:

[epico_capture_sc id=”7036″]
Daniél Fidélis ::

Sobre o Autor

Daniél Fidélis é o orientador da Irmandade Hermética da Sagrada Arte - IHSA e autor do Blog Alquimia Operativa.

Compartilhe este Artigo:

Solicite o Seu Mapa Numerológico Cabalístico

Valor Promocional Até 10/01/2026

Um instrumento altamente eficaz que te ajuda a conquistar uma vida elevada e próspera, pois ele aponta as escolhas mais inteligentes e harmoniosas para cada pessoa.  

Mapa Numerológico Cablístico Personalizado

Você também pode gostar:

    27 replies to "Diferença entre Magia e Teurgia"

    • Almir

      Esta frase “O teúrgo não pede nada para sua condição terrena já que busca transcendê-la.” é simplesmente fantástica. E o verbo “transcender” parece ser o ponto de partida para algo muito profundo… o que viria a partir daí!? Expansão da consciência dominando a matéria para explorar o extra-físico que é nossa origem?

      Grande abraço e parabéns pelo belo trabalho!

      • Daniel Fidélis

        Olá, Almir. Obrigado por prestigiar o blog. A transcendência ocorre paralelamente à expansão da consciência. No início do processo, a primeira é a consequência da segunda. Pois, tudo inicia no pensamento e na consciência. A partir daí, a sutilização avança para níveis cada vez mais elevados…

      • Luana Mia

        Por gentileza busco uma fonte séria sobre teurgia.o sr.poderia me indicar.vou estudar só.gratidao.Mia.

      • Daniél Fidélis

        Livro: “Cabala Teúrgica” de Jean-Louis de Biasi. Além da obra de Martinez de Pasqualy e Louis-Claude de Saint-Martin.

    • Thiago Mori

      Obrigado pelo texto, Daniel.

      Como sempre muito claro e preciso em seus termos e de muita ajuda. Muitos autores e estudiosos complicam demais as coisas, e o que precisamos no mais das vezes é dessa objetividade, anda mais no mundo de hoje.

      Abs!

      • Daniel Fidélis

        Obrigado pela opinião, Thiago! De fato, simplicidade é o que tentamos incutir no trabalho.

    • German

      Toda ação corresponde a uma reação de igual intensidade vibrante em sentido diverso.
      Palavras estão definidas em incontáveis condições.
      Ainda é bom lembrar da ‘magia’ do som …

    • JOSE ROBERTO BUFON

      Simples e profundo . Confiar, se purificar e se colocar a disposição para que o grande poder se manifeste por nosso intermédio, a principio sem saber muito bem como isso acontecerá . Sem forçar conforme meus desejos . . .

    • Evênyson Morais

      Estou me dedicando aos estudos ao paralelo deste mundo. Desejo descobrir oque está além da compreensão humana. Preciso de orientações, e acredito que as suas serão de grande significância Daniel Fidélis.

      Aguardo Feedback ..
      email: evenyson@gmail.com

    • Leidy Carla Matos

      Isso tudo é maravilhoso!

      Gratidão!

    • milene

      Boa noite. Gostaria de saber o que pensa sobre leitura de energias. Pessoas que falam da vida de outras pessoas * vendo, *lendo sua aura . Obrigada . Parabéns pelo seu trabalho. Ótimo.

      • Daniél Fidélis

        Olá, Milene! Essa competência faz parte de todo Ser Humano.

      • milene

        Muito obrigada, entendi. Seu trabalho e sensacional.

      • Daniél Fidélis

        Obrigado!

    • Álvaro Monteiro

      Sua opinião sobre a “ Obr de Eliphas Levi “ seu trabalho com Magia – Ciência” relatcom a Doutrina Espírita Kardecista

    • Joao Avelino Filho

      Gostei muito de acessar este blog.Espero ampliar meus conhecimentos,ou na melhor das hipóteses nesse universo desconhecido, encontrar com um ser mais humano que exista em mim. Avelino!

    • Lucas

      Muito obrigado pelo texto e pela sugestão de livros.

    • Jose

      Gostei muito do artigo a diferença da magia e teúrgia, gostaria as de ler outros artigos de teúrgia.
      Abracos

    • Adriana

      Gostei muito do conteúdo, simples e objetivo para aqueles q estão iniciando seus estudos

    • José Roberto

      Bom dia Daniel . No seu entendimento , qual o papel do corpo humano nesse processo de Teurgia ? Precisa estar apto ? E mais fundo ainda , a energia sexual precisa ser conhecida e bem utilizada para ajudar nesse processo de Teurgia ? Pode sugerir alguma leitura sobre isso por gentileza ?

    • Mario

      Saint Martin, ao fim de sua vida, descobriu um místico alemão chamado Jacob Boehme. Traduziu suas obras para o francês. Abandonou as práticas teúrgicas operativas. E direcionou o Martinismo para o que viria a ser conhecido como a Via Cardíaca. Um processo através da contemplação e oração.

    • Christiano Aro::

      Excelente conteúdo! Simples e extremamente esclarecedor.

    • ODAIR MATOS TUONO

      Hoje chego a consciência que o verdadeiro poder esta dentro e não fora, revela-se pelo agradecer e não pelo rogar, quando alinhamos nossa atenção ao sutil compasso do Universo acredito que podemos desvelar o verdadeiro auto conhecimento de nossa divindade, não como superiores, mas como participantes da comunhão com o Criador Supremo. Gratidão DF:: Abraço Fraterno! OMT:: Câmara 01.

    • […] Sugiro que leia e releia estas breves palavras aqui compartilhadas deste poema hermético. Após algumas meditações, você terá a clara visão de que a Alquimia Sagrada é o estado mais elevado de Teurgia. […]

    • ALESSANDRO COSTA CAVALCANTE

      Ótimo conteúdo !

    • Allyson

      Estou com interesse em me aprofundar no tema

    • Wesley Lodi

      Muito esclarecedor obrigado pelo tuas palavras

Leave a Reply

Your email address will not be published.