O Ovo Filosófico de Hermes - Alquimia Operativa

Alquimia

O Ovo Filosófico de Hermes

Daniél Fidélis ::
Escrito por Daniél Fidélis :: em 29/08/2018
O Ovo Filosófico de Hermes
Junte-se a mais de 30 mil pessoas

Faça parte do nosso Círculo Interno de Leitores para receber conteúdos exclusivos semanalmente (é grátis):

O Ovo Filosófico de Hermes é um termo pouco conhecido, mesmo entre os estudantes de Alquimia.

E, temos percebido, desde 2010, quando iniciamos nossas partilhas na internet (na época, o blog Alquimia Operativa ainda não existia), uma visão bastante comum: de que a alquimia tradicional é coisa do passado.

Muitos procedimentos operativos passaram a ser vistos como mero misticismo, restritos ao plano simbólico.

O próprio termo alquimia passou a ser utilizado indiscriminadamente. Talvez, com o propósito de agregar maior curiosidade e, consequentemente, chamar a atenção do público.

O mesmo vem ocorrendo com o termo quântico.

Para melhor ilustrar essa perspectiva excessivamente “mística” da alquimia, vejamos o “Ovo Filosófico de Hermes” como exemplo.

➜ Inicie a sua Jornada na Alquimia Espiritual através da Irmandade Hermética da Sagrada Arte, IHSA.

O Ovo Filosófico de Hermes

O Ovo Filosófico de Hermes é um instrumento muito antigo. Mas, quando encontramos uma publicação fazendo referência a ele, é visto como mera alegoria filosófica.

Isto não ocorre apenas com o Ovo Filosófico de Hermes. Mas, com vários processos alquímicos. São quase todos vistos apenas como processos simbólicos, mentais e/ou espirituais.

Vale ressaltar que todo o processo alquímico possui a sua dimensão espiritual. Mas, isto não elimina sua realidade física (salvo exceções).

Hoje, em todo o mundo, existem quase 20 Ovos Filosofais de Hermes em plena operação.

Ele é chamado assim por assemelhar-se a um ovo.

É bipartido. Uma metade coberta por ouro, outra metade coberta por prata. Existem variações, tanto na dimensão quanto nos materiais em que são construídos.

Os detalhes de sua construção, bem como a maneira de operar, é restrita aos pequenos grupos discipulares que se perpetuam desde a antiguidade.

São círculos de confiança cujos integrantes foram submetidos à provação em diversas circunstâncias (na maioria das vezes, sem perceberem).

É no calor das chamas que a matéria revela sua verdadeira essência.

E isso é bastante comum em grupos que perpetuam a Tradição, ou seja, círculos dentro de círculos.

➜ Domine a Antiga Arte dos Sábios através da Alquimia Espagírica.

A finalidade do Ovo Filosófico de Hermes

Um dos estágios finais de preparação dos elixires alquímicos é a “exaltação das virtudes”. Também é chamada de “Pelicanização” (devido ao formato da vidraria se assemelhar a um pelicano), “Rotação” e “Circulação”.

E existem diversas maneiras de se fazer isso.

Na homeopatia (disciplina oriunda da alquimia, assim como a aromaterapia) existe um processo semelhante: a dinamização das diluições homeopáticas.

Voltando para a alquimia: o processo de exaltar as virtudes proporciona o aumento, potencialização ou exaltação das propriedades terapêuticas do preparado alquímico.

O Ovo Filosófico de Hermes é uma das maneiras mais poderosas e breves de exaltação.

Coloca-se o preparado que se deseja exaltar no interior do Ovo. Ergue-se até determinada altura e solta. O impacto no chão irá provocar uma vibração em uma frequência determinada.

Essa frequência age na estrutura mais íntima do preparado em seu interior, modificando suas cordas ou filamentos de energia.

➜ Conheça a nossa Escola de Alquimia e Esoterismo

Hoje, enquanto se discute sobre Física Quântica, os alquimistas a praticam desde a antiguidade. E, como dissemos, ainda permanece em uso nos círculos mais fechados.

O que determina a frequência produzida é o material que foi utilizado na confecção do Ovo, a camada, a dimensão, a altura da queda e o volume utilizado em seu interior.

O campo áurico do preparado é transmutado quase que imediatamente (dependendo do número de quedas), tornando-o muito mais poderoso em seus efeitos.

Em seu interior os opostos se tornam um. Mas, só atinge este estágio a matéria que permite ser retificada.

É neste sentido que Frater Albertus afirmou:

Alquimia é a elevação das vibrações

Espero que este conteúdo tenha inspirado você a buscar conhecimento e, o mais importante: vivenciar o Mistério!

Sabendo que:

O único trabalho do Alquimista é merecer!

Junte-se a mais de 30 mil pessoas

Faça parte do nosso Círculo Interno de Leitores para receber conteúdos exclusivos semanalmente (é grátis):

O que achou do conteúdo?

Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 Replies to “O Ovo Filosófico de Hermes”

Natalia Campioni

Com certeza a busca será constante, acredito que nós não paramos nunca, gratidão.

Eliana Alves Pereira

Muito bom este texto,quando o discípulo está pronto a Orientação aparece.Quando chega um ensinamento de indicando um ovo como elemento você pensa:Oi,aí lê este texto e diz:Gratidão.
Muita Luz!!!

Geam Roberto Ferreira da Costa

Oi boa noite! Venho agradecer por teus encinamentos que recebo de coração obrigado Sr Daniel Fidelis

Joalêde Gonçalves Bandeira

Daniel, tenho cada vez mais me encantado com os seus ensinamentos. Uma vez, há muito tempo, li o Alquimista de Paulo Coelho e fiquei extasiada… Sonhei com aquele mundo, me transportei… Muito tempo se passou e você, por foça do Universo, chegou em minha vida e me faz acreditar que é possível.
Conte sempre com a minha gratidão!
Joalêde

Lane

Assunto interessantíssimo, grata pela partilha! Esses mistérios são infinitanente instigantes. Abraços! ::

Raikson::

lindo, texto magnífico, muito grato mestre Daniél Fidélis

Marcos Cattani

Muito interessante o processo dos opostos se atraírem e criarem uma nova matéria. É como um Big Bang. Microcosmos = Macrocosmos! 🙂

Adenilson Dias Borborema

Olá Daniel ! Bom dia !
Quem me indicou foi a Juliana Infurna.
Gostaria de tratar um assunto em particular com vc. Seria possível ?

Daniél Fidélis

Olá! Entre em conato neste email: adm@alquimiaoperativa.com

German

A Alquimia é uma escola de mistérios que não teve uma codificação precisa devido ao longo tempo de sua formação. Desta forma os conceitos e definições também são muito imprecisos, aquilo que é definido como mercúrio pode também ser definido como enxofre. Isto também ajuda a confundir os incautos. O ovo filosófico seria melhor classificado como ovo cósmico. Um atanor: útero ou sepulcro, e aí novamente os conceitos antagônicos. Um ovo: casca, clara e gema. A gema tem a cor do enxofre, que possui odor semelhante a ovo podre, e que está no âmago do ovo, sendo por isso a alma do ovo ??? A aparência nem sempre é fato, pois ali temos o espírito do ovo. O forno vivo revérbero do progenitor irá transmutar a essência do ovo surgindo assim um novo ser.

Rostenio Rodrigues de Oliveira

O conhecimento alquimico é útil, mesmo nos dias atuais, só preciso saber o preço que vou pagar por esse ensinamento. meu I-mail: rosteniorodrigues@gmail.com ou
rossrolivier@yahoo.com.br. estou aguardando chegar a primavera para fazer o ritual de primavera,

Marcos Cattani

Olá amigo,

Vi sua mensagem e já aproveito para lhe dar uma direção:

https://alquimiaespagirica.com.br/?ref=V4040773C&hsrc=UGFnaW5hRXNwYWdpcmlh

Conteúdo bem interessante e que, se você tiver dedicação e procurar pesquisar e estudar mais e mais, vai ajudar a mudar sua mentalidade sobre muitas coisas.

Grande abraço!

Marly

Olá Daniél Fidélis
Ainda não conheço os teus ensinamentos mas, li esse post de O Ovo de Hermes. Me chamou a atenção porque tenho fixação com ovo, a forma do ovo, tanto que tenho uma coleção que compro em todos os lugares que encontro. O 1º foi um de madeira feito por uma colega de curso de arte e depois fui ganhando e adquirindo de diversos materiais.
Em uma palestra que participei com a Norma Blum há muitos anos, ela nos proporcionou uma mentalização guiada que no fim estaríamos em um jardim que encontraríamos o nosso anjo da guarda que nos daria um presente, o presente que visualizei foi um ovo cor de rosa e, desde aí fico pensando no ovo, porque essa forma me ser presenteada. Desde esse episódio tenho uma extrema curiosidade. O que vc acha?

Dulcineia freitas Guimarães

Sou fascinada com a alquimia, li o texto, achei muito importante, quero aprender mais sobre a alquimia.

ILARA

Curti

plugins premium WordPress