Neste artigo, fazemos uma análise da simbologia alquímica do nosso brasão e deixamos o link para você baixar um pacote com sete pôsteres tamanho A4 contendo belas ilustrações para imprimir e ornamentar o seu Oratório Alquímico.
Originalmente, o nosso brasão era utilizado apenas na Irmandade Hermética da Sagrada Arte, IHSA.
Atualmente, é utilizado no site Alquimia Operativa e em quase todas as páginas dos nossos treinamentos. Faz parte da nossa identidade visual.
Passemos, então, à análise de sua simbologia alquímica:
O contorno do brasão
O formato do brasão combina dois estilos tradicionais: o suíço e o clássico ou francês antigo.
Com isso, sinalizamos o apreço que nutrimos pela tradição, sem, no entanto, fechar o coração e a mente para o novo.
As 3 cores
Todo trabalho genuinamente alquímico está fundamentado no significado dos Quatro Elementos e das Três Substâncias Alquímicas.
Em nosso brasão, as três cores representam as Três Substâncias Alquímicas:
- O bordô corresponde ao Enxofre;
- O azul corresponde ao Mercúrio;
- O amarelo corresponde ao Sal.
Normalmente, a cor associada ao Sal é o verde. Mas, por uma questão de estética, optamos pelo amarelo, ressignificando esse simbolismo.
A representação dos Quatro Elementos está sendo feita pela cruz, cujo significado é exposto mais adiante.
O mosaico com dois tons
Como fundo do brasão, temos um mosaico simplificado: pequenos quadrados alternando em tons claros e escuros de bordô.
Representa a harmonia que deve prevalecer entre os alquimistas, baseada na fraternidade e no respeito aos diferentes pontos de vista a respeito da Grande Obra, bem como sobre qualquer questão.
A serpente sobre a cruz
Em alinhamento centralizado, temos a cruz com uma serpente entrelaçada. O conjunto se destaca pela posição e pelo contraste de cores em relação ao fundo. É uma referência ao emblema de Nicolas Flamel em sua obra: “O Livro das Figuras Hieroglíficas”.
Mas essa iconografia não foi uma criação do nosso grande Adepto. De modo geral, as serpentes são retratadas desde a época dos sumérios.
A ilustração que ornamenta o segundo códex de Flamel tem origem em um misterioso livro que ele adquiriu de um desconhecido. Pelo estilo de sua iconografia, possivelmente, foi escrito por um alquimista judeu ou cristão.
E não deve ser confundida com o caduceu, cujo significado inclui elementos não presentes nesta figura (apesar de guardar muitas semelhanças). Na verdade, a serpente do nosso brasão representa o resultado, o elixir produzido pelas duas serpentes do caduceu. Esta é a nossa interpretação.
Obs: caso você seja membro da IHSA, temos uma aula onde fazemos a interpretação do significado do Caduceu. Caso não encontre, entre em contato por email.
Segundo a narrativa bíblica, no livro de Números, capítulo 21, Deus instruiu Moisés a fazer uma serpente de bronze e colocá-la em um poste ou haste. Então, todos que fossem picados por uma cobra e contemplassem a serpente de bronze, seriam curados.
No século XVI, foi construído um Cruzeiro em frente à Igreja Senhora da Lapa, em Portugal, simbolizando a esperança da Salvação através da Paixão de Cristo.
Para muitos alquimistas cristãos, representa o Cristo Crucificado. Neste sentido, Cristo é a nossa verdadeira Pedra Filosofal ou Angular em que devemos espelhar as nossas atitudes. É o modelo a ser seguido.
Servindo-se dessa simbologia, deixamos em evidência que o nosso trabalho tem uma forte influência – principalmente – dos alquimistas judeus e dos alquimistas cristãos. Sem, contudo, impor aos nossos estudantes qualquer tipo de crença ou dogma.
Para nós, no brasão, a serpente simboliza a elevação espiritual e a força curativa que circula em nosso interior. Um elixir extremamente mercurial capaz de proporcionar elevação e cura.
E a cruz é uma referência ao plano físico, aos quatro elementos e aos desafios que todos nós estamos sujeitos.
É a atitude elevada que adotamos diante das mais variadas circunstâncias que potencializa a circulação ou manifestação do elixir espiritual que transmuta o nosso interior.
O que se leva dessa vida é a vida que se leva.
Enfim, simboliza a cura e a saúde; a fixação do elixir espiritual capaz de proporcionar exaltação; triunfo da sabedoria.
O símbolo do ouro
Por fim, no ponto mais alto do brasão, temos o símbolo do ouro (e do sol): um círculo com um ponto no centro. Na alquimia, o ouro representa a pureza e a nobreza espiritual; é um modelo de perfeição.
É um estado que deve ser alcançado por todos nós. Representa o objetivo maior do trabalho alquímico: nossa união com Deus.
Conclusão
Uma única frase – que para nós é uma divisa – condensa muito bem todo o significado apresentado, bem como suas implicações:
Sutilizar para se Elevar!
Nos elevarmos para sermos dignos de comungar com o plano divino, nos assemelhando cada vez mais ao Criador e sendo uno com Ele.
Que assim seja!
Download de 7 pôsteres do nosso brasão
Criamos um pacote contendo sete pôsteres, tamanho A4, para você baixar, gratuitamente. Basta clicar neste link.
Obs: a escolha da moldura do sétimo pôster foi puramente estética, não temos conhecimento da tradução dos hieróglifos. Se isso lhe causar algum incômodo, simplesmente não utilize-o.
O que achou do conteúdo?
Conte nos comentários.
Muito bom
Lindas as figuras!
GRATIDÃO!🦋🦋💜
Namastê 🙏
Muita luz no seu caminho 🙏
Obrigado mestre, esclarecedor uma proposta de receber a luz maior,
Gratidão!! Artigo esclarecedor e inspirador
belissimo e profundo!
Bom dia, obrigado mestre por mais este esclarecimento. Ótimo. A Paz profunda a todos.
Eu simplesmente amei o conteúdo o contexto,a simbologia e a maneira,clara da explicação de fácil compreensão.
[…] figura assuma um significado construtivo em determinada civilização e destrutivo em outra. O significado da serpente é um grande exemplo. No entanto, o mais comum é que o significado seja apenas […]
Muito boa explicação do nosso emblema.