fbpx

Para Terapeutas

3 Condições Essenciais para quem Deseja Viver Exclusivamente da Terapia Holística

Daniél Fidélis
Escrito por Daniél Fidélis em 23/07/2020
4 min de leitura
3 Condições Essenciais para quem Deseja Viver Exclusivamente da Terapia Holística
Junte-se a mais de 25 mil pessoas

Faça parte do nosso Círculo Interno de Leitores e receba conteúdos exclusivos semanalmente (é grátis)

O sacerdote tem direito a viver do altar, e a pessoa de estudos, de sua obra; mas não se reza a missa por dinheiro e não se deve, por dinheiro, pensar e produzir.

A. D. Sertillanges

Toda pessoa, sobretudo os bons e dedicados profissionais, tem o direito de desfrutar de uma vida digna e abundante, capaz de suprir todas as suas necessidades e as de sua família.

Qualquer um que tenta tolher ou distorcer esse direito é inimigo da liberdade.

Abro este artigo de maneira tão incisiva devido a existência de um pequeno – porém, ruidoso – grupo de pessoas que condenam atividades monetárias dentro da Terapia Holística e na Espiritualidade de uma forma geral.

Este artigo não é dirigido àqueles que desenvolvem um trabalho de cura baseados em um dom espiritual (benzedeiras, rezadeiras, curadores, por exemplo), nem para aqueles que desejam se dedicar à terapia holística de modo caridoso, realizando trabalhos gratuitos algumas vezes na semana.

É para aqueles que desejam investir em cursos de formação, livros, equipamentos, pessoal (secretaria e suporte), estruturas físicas de atendimento e que terão um custo operacional.

É direcionado àqueles que desejam se dedicar integralmente ao nobre ofício da Terapia Holística, mas têm dificuldades em discernir o caminho que vai permitir a sustentação financeira de toda essa estrutura.

É para quem não sabe lidar com as questões que envolvem o dinheiro: por que cobrar e quanto cobrar? Não me esquivarei de apresentar valores reais como exemplos.

Trata-se de um artigo introdutório. Mas, após a leitura, você será capaz de realizar um auto exame e saberá, exatamente, o que falta para este importante passo em sua vida: ser um(a) Terapeuta Holística(o) em tempo integral.

Todo o pensamento estratégico partilhado neste artigo é perfeitamente adaptável a qualquer profissão.

Descrevemos três condições que consideramos essenciais para quem deseja viver exclusivamente da Terapia Holística:

  1. Aprimoramento;
  2. Profissionalismo;
  3. Gestão.

Vejamos, detalhadamente, cada uma dessas condições que deverão ser trabalhadas por você.

1. Aprimore-se como terapeuta holístico

Um curso de medicina dura, no mínimo, 6 anos. Caso o futuro médico deseje seguir em uma especialização, mais 2 anos. Ou seja, pelo menos 8 anos de estudo para formar um médico.

A grande maioria das profissões tradicionais (Engenharia, Direito etc.) exigem, pelo menos, 5 anos de estudo. Algumas, quatro.

Mesmo os cursos do tipo “tecnólogo” exigem dois ou três anos de estudo.

Trouxemos esses pequenos exemplos para chamar a atenção dos futuros terapeutas holísticos em relação a importância de um tempo mínimo de preparo, de estudo.

Pois, é comum a pessoa realizar um curso na área e, com apenas alguns meses (em alguns casos, semanas) atualizar o perfil nas redes sociais e oferecer os seus serviços de terapeuta holístico.

Devemos evitar os dois extremos: postergar o início dos seus atendimentos por considerar-se inapto, nem permitir que a intrepidez desmedida lance você em uma atividade à qual ainda não possui um mínimo de preparo.

Qual é o tempo mínimo para que uma pessoa possa exercer a profissão de terapeuta holístico, então?

A resposta a esta pergunta é bastante relativa e não iremos nos precipitar ou cair em alguma espécie de radicalismo.

Dentro do universo da terapia holística existem um incontável número de técnicas e combinações que tornam difícil fixar um tempo mínimo de estudo.

Darei alguns exemplos em áreas que eu tenho experiência. Estou considerando uma pessoa que não saiba absolutamente nada da área.

Na Numerologia Cabalística (Pessoal e Empresarial) – 3 a 6 meses são suficientes para que você aprenda o procedimento de todos os cálculos numerológicos de forma a elaborar um Mapa completo e de excelente qualidade.

Na Radiestesia Clássica e Cabalística – o estudo teórico e as práticas radiestésicas demandarão um tempo muito superior, em relação à numerologia. De 1 a 2 anos, em média, para começar atendimentos simples. Lembrando que estou considerando uma pessoa que nunca teve contato com a técnica.

A Medicina Hermética ou Alquímica – é o mais antigo e complexo sistema terapêutico que conheço. Daqui surgiram muitas áreas que, hoje, são estudadas de forma isolada: aromaterapia, astrologia e homeopatia (para citar as principais, apenas).

A medicina hermética ou alquímica abrange os preceitos alquímicos tradicionais, a prática espagírica, estudo da anatomia sutil, da astrologia hermética (a mais antiga) e da fisiologia humana, entre outras áreas. Na melhor das hipóteses, para um estudante dedicado, 3 anos (no mínimo) serão necessários para conferir uma bagagem mínima para começar atender.

Para a grande maioria das outras técnicas de terapia holística e afins, como o Reiki, por exemplo, o tempo sugerido para iniciar atendimentos gira em torno de um ano.

Lembrando que não existe nenhuma legislação que determine esses períodos. Pois, a profissão é reconhecida, porém, não é regulamentada. Trata-se, portanto, de uma simples sugestão.

Se você começou a atender com um tempo abaixo dos sugeridos acima e obteve bons resultados junto aos seus consultantes, receba meus parabéns por isso.

“Muitos superestimam o que podem fazer em um ano e subestimam o que podem fazer em dez.”

Bill Gates

Monte sua biblioteca e mantenha-se em constante aprendizado.

Todo profissional que deseja ser excelente no que faz deve se manter estudando pelo resto da vida.

Deve investir em bons livros e formar uma biblioteca pessoal; deve manter uma rotina diária de estudos e aprimoramentos.

A erudição, combinada com a vivência dos atendimentos, fará com que você eleve – consideravelmente – a qualidade do seu serviço.

Busque a excelência, sempre!

2. Conduza o seu trabalho de forma profissional

Das três condições aqui elencadas, esta é a mais abrangente e que vai demandar uma grande capacidade de visão.

Profissionalismo consiste em combinar postura e método alinhados com o objetivo pretendido.

Daniél Fidélis

Você deve criar uma rotina a fim de consolidar hábitos que irão agregar valor para a sua atividade, mesmo que ainda tenha um emprego e tenha pouco tempo para se dedicar à Terapia Holística.

Defina o seu horário de trabalho.

Antes de anunciar os seus serviços, é importante que você tenha definido os dias e horários de atendimento e se mantenha fiel a eles.

Além dos horários de atendimento, mantenha um horário reservado para estudo e aprimoramento, que podem ser: a simples leitura de um livro, um vídeo na internet, artigo de um blog ou as aulas de um curso.

Estabeleça, exatamente, o serviço que será prestado.

Isso é importantíssimo, para que não haja abusos por parte do consultante. Estabeleça um limite máximo de tempo da consulta e cada detalhe que você julgar relevante, tais como política de cancelamento, formas de pagamento etc.

Isso deve ser informado antes da reserva de horário.

Não faça promessas vãs ou que você não tenha certeza de que poderá cumprir.

Se uma pessoa for a um cardiologista e tiver um enfarto no dia seguinte, ninguém vai questionar o profissionalismo do médico, muito menos questionar a eficácia da medicina, dificilmente.

Mas se ela participar de uma sessão de radiestesia ou qualquer outra técnica alternativa e não observar melhora, dependendo da sua maturidade, vai bradar em todas as direções que isso não funciona e/ou que o terapeuta é incompetente.

Cadastre-se, gratuitamente, para receber conteúdos semanais

Círculo Interno de Leitores

Por isso, é importante educar o seu consultante explicando-lhe, brevemente, como funciona o processo e que ele é parte integrante, ativa da cura.

Tenha uma forte presença online.

Independente da sua forma de atendimento, presencial ou virtual, é indiscutível a importância de um trabalho de divulgação nas redes sociais.

Invista na produção regular e consistente de conteúdo, com design impecável. Lembre-se que o primeiro contato é visual.

Você não precisa elencar no perfil todos os cursos que você fez. Uma descrição clara e precisa é muito mais eficaz.

Não dependa apenas do alcance orgânico. Invista em impulsionamentos.

O universo não vai conspirar a seu favor apenas porque o seu trabalho faz bem às pessoas. Aja como um administrador, como um estrategista.

Não é necessário carteira de terapeuta nem certificado para atender.

Conforme dissemos, acima, a profissão de terapeuta holístico é reconhecida como uma atividade profissional, mas não é regulamentada.

Isso significa que não existe nenhuma lei ou dispositivo legal que determine como deve funcionar o exercício da profissão.

Ou seja, não existe nenhuma lei que obrigue a emissão de carteirinha ou certificados. Temos um artigo onde explicamos de forma mais aprofundada essa importante questão. É um dos mais acessados do nosso site.

Comece simples.

Não é necessário abrir uma empresa (CNPJ) já no início. Tenho amigos dentistas que trabalham somente com o CPF, inclusive com funcionários no consultório. Tudo dentro da legalidade.

Desde que você declare toda a movimentação financeira em seu imposto de renda, está tudo bem.

Caso opte por um CNPJ já no início, converse com um Contador. Ele irá te auxiliar nessa questão legal.

O início de qualquer coisa tende a ser mais complicado.

Não permita que as barreiras e dificuldades iniciais sejam mais fortes que a sua força de vontade e desejo de vencer.

Você vai duvidar de si mesmo, se realmente é capaz de realizar um excelente trabalho terapêutico. Vai se questionar se o momento de começar realmente é agora.

O melhor momento para começar é hoje. Quem espera estar pronto, nunca começa, sempre falta alguma coisa.

3. Tenha uma Gestão Financeira Sustentável

Esta é uma das condições mais sensíveis. Provavelmente, será a última a ser alcançada, pelo menos para boa parte dos profissionais.

A grande maioria das pessoas foi educada, consciente ou inconscientemente, para ser pobre. E que o enriquecimento material está na contra mão da espiritualidade.

O alquimista não vê a matéria e o dinheiro como obstáculo, como algo que se opõe à realização espiritual. Pelo contrário, enxerga sacralidade. São ferramentas.

Muitos têm dificuldade em lidar com o dinheiro.

O travamento é tão profundo que muitas terapeutas têm medo de cobrar, por receio de julgamentos. Já vi páginas onde, ao invés de “valor da consulta”, havia “energia de troca”. Uma maneira singela de atenuar uma suposta aspereza.

Nada contra ao termo, desde que seja uma opção consciente.

Quando se deve deixar o emprego convencional?

A nossa sugestão é que você só peça demissão após auferir, todos os meses, um valor superior ao seu salário.

Por que superior?

Você deverá arcar com todos os custos da sua empresa e os gastos pessoais. Todos os meses você deverá separar um valor que deverá ser alocado para custear suas férias, previdência, pagar funcionários, emergências etc.

Como a renda, naturalmente, é variável, aconselho que você sempre trabalhe com uma margem de segurança. Isso irá conferir maior tranquilidade no seu dia-a-dia.

Quanto cobrar em cada atendimento?

Essa é uma questão que quase ninguém aborda, pelo menos não citam valores reais. Ao contrário, se esquivam. Como não temos melindres, de nenhuma natureza, daremos exemplos reais.

No início, é normal – e aconselhável – cobrar valores abaixo da média praticada por profissionais que prestam serviços semelhantes (mas não muito abaixo).

Na verdade, em qualquer profissão é assim. Normalmente, a pessoa começa com um estágio, recebendo valores baixos em relação aos profissionais mais experientes.

Antes, vejamos um cenário típico de quem está começando na Terapia Holística, em termos de custo operacional em um espaço físico:

  • Conexão à internet;
  • Assinatura de softwares;
  • Insumos;
  • Hospedagem de site;
  • Telefone;
  • Aluguel de uma sala;
  • Taxas diversas.

Em boa parte do Brasil, R$1690 será o valor médio para cobrir os itens acima. Nada muito luxuoso, mas nem muito simples. Em grandes capitais esse valor pode ser bem mais elevado.

Não contabilizei o investimento inicial em computador, utensílios, móveis e instrumentos ou ferramentas de trabalho característicos da sua técnica holística.

Também não contabilizei o custo de uma secretária. E não aconselho para quem está começando.

Cobrando R$90 em cada atendimento, serão necessárias 19 sessões ao mês para cobrir os custos. Para quem está começando, é difícil manter essa média de atendimento.

É importante esclarecer que os atendimentos holísticos duram em torno de 60 minutos ou mais. Por isso, o preço do atendimento costuma ser mais elevado do que uma simples consulta médica que não passa de 20 minutos (com raras exceções).

Portanto, aconselho que você comece atendendo de forma online, se a sua técnica permitir, óbvio.

Quando você se tornar mais conhecido(a), conseguirá realizar, tranquilamente, de 3 a 4 atendimentos por dia, de segunda a sexta. Isso totaliza 60 a 80 atendimentos ao mês.

Quando eu dei uma pausa nos atendimentos (devido a produção dos cursos e o suporte às dúvidas), essa era a média. E, ainda tinha fila de espera. Cobrava R$250 em cada atendimento.

Valorize o seu trabalho. Se você não fizer isso, ninguém fará.

Algumas considerações

Você deve trabalhar, com amor e constância, nesses três pilares apresentados. Com o decorrer do tempo, você vai aprimorando cada um deles.

Como dissemos no início do artigo, todo bom profissional merece desfrutar de uma vida confortável e ser capaz de prover todas as necessidades de sua família.

Seguindo com disciplina, paciência e constância, em alguns anos você terá plenas condições de viver exclusivamente do seu trabalho com a Terapia Holística.

Não permita que nenhum avarento censure as suas ações.

Abaixo, alguns conselhos extras:

Seja caridoso – Reserve um dia do mês, por exemplo, para atender aqueles que não têm condições de arcar com os custos da terapia. Quando feito de coração, é benéfico para todos.

Não negligencie o seu tempo de lazer e descanso, nem o tempo com a família – Ao contrário do que muitos imaginam, quando a gente rompe o vínculo com o emprego em uma empresa e passa a se dedicar ao nosso próprio projeto, tendemos a trabalhar mais. Seja vigilante para que o tempo de descanso, lazer e momentos com a família, não sejam negligenciados. Sua saúde vai agradecer.

Haters – como lidar? Haters só conseguem atingir espíritos fracos. Na verdade, é bem mais fácil lidar com eles do que se imagina: expulse-os das suas redes sem dar qualquer resposta (nunca responda, nunca). Toda rede social tem a opção de banir – Use-a!

E a turma do desconto? Quem pede desconto, desrespeita o seu trabalho, não enxerga valor e/ou só quer se dar bem. Mas existem exceções. Cada situação é única. Você precisa avaliar. Por padrão, não concedo.

Esperamos que este artigo tenha sido útil e inspirado você a se dedicar ao nobre ofício da terapia holística.

Conheça as nossas Formações, 100% online, acessando a nossa página de Cursos.

O que achou do conteúdo?

Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

25 Replies to “3 Condições Essenciais para quem Deseja Viver Exclusivamente da Terapia Holística”

renata

perfeito

renata

muito bom

Cristiana

Sempre quis ler da forma clara como colocou aqui. Com números. Na grande maioria das vezes o holismo é associado ao assistencialismo e sempre me incomodei com isso. Só quem investe tempo e recursos em equipamentos, produtos, cursos e aperfeiçoamento sabe da seriedade de tudo isso e fica apto a medir bem essa balança. Agradecida pela franqueza.

Fernando Zilli

Achei excelente e muito preciso.
Estava mentalizando sobre terapia holística e o quão poderia agregar a meu trabalho como massoterapeuta ! Obrigado !

MARIA CELESTE FREIRE DA SILVA

Gostei muito. Estava precisando de um artigo desse nivel para me situar nesse universo das terapias holisticas. Gratidão!

Ana Claudia

Esclarecedor e justo.

Lílian

Muito bom como sempre!

Marcella

Adorei, estou pensando sobre isso e o artigo me deu informações muito importantes e objetivas que ñ tinha pensado. Portanto, gratidão.

Mirta Attas::

Perfecto Daniel
gracias sigo estudiando el maravilloso articulo

Carlos A Cesario

Boa noite!

Conteúdo bastante lúcido e esclarecedor.

Obrigado!

Maria

Gratidão!

Gisele

Excelente! 🙏🏼

Mara Eliza

Muito obrigada por compartilhar esse conteúdo conosco.

Milena Guion

Excelente!!!!!

Jose Sántos

Muito bom e esclarecedor, informações claras incisivas, compartilho a ideia do sagrado antes de tudo, da reforma interna, do entendimento e do estudo constante para um perfeito exercício da função, creio que o estudo tem uma síntese que culmina com um chamado ou o aprimorar de uma missão natural ou conceitual.

Kalinne Carvalho ::

Muito esclarecedor!

Jackson Alaim

Grato pelo ótimo conteúdo. É norteador e aclarador!

Aurineide Marques

Artigo maravilhoso! Rico de informações, direto e generoso com os terapeutas. Gratidão!

Adaanari Barros

Muito bom,bem elucidativo. Grata!

Rosangela

Fantástico ! Muito claro e direto, como precisamos de fato entender a importância de tudo isto!

Guiosmeiri Martins

Conteúdo importante, muito esclarecedor. Gratidão á todos do grupo

Fabio Luis Basso

Ola boa noite! O artigo está bastante claro, direto e muito bem definido. Parabéns pela dedicação e trabalho de todos vocês! Que o sucesso seja cada vez mais abundante em suas vidas! Gratidão!

Ana Cesar

Otimo texto, bem direto e sucinto! Era justamente o que estava precisando ler pois estou nesta transiçao ainda, muito obrigada!)

Eliana Milan

Excelente!

Juliana

Interesante e de grande crecimento. Gratidão.