Alquimia e Astrologia: Ervas Medicinais regidas pelo Sol

O Sol é o manancial do poder vital, o regulador e o principal fornecedor da constituição orgânica no horóscopo, sobretudo para o homem.

Ele governa o coração e a distribuição do calor no corpo.

O ouro é o metal solar, por excelência.

Juntamente com Saturno e os signos de Virgem e Escorpião, o Sol governa o baço. As forças vitais convertidas no baço são conduzidas ao plexo solar, de onde se difundem para todo o corpo.

Opera sobre o sistema nervoso cérebro-espinhal, sobre o sistema circulatório, sobre a tonicidade e as forças vitais, sobre os olhos (sobretudo o olho direito do homem e o esquerdo da mulher).

Os raios do Sol alimentam o cérebro, e o Sol preside a excitação celular.

Contém em si todas as forças e as qualidades que são distribuídas em outros planetas. Estes últimos, extraem do Sol certas qualidades e as transmitem à esfera terrestre de forma modificada.

Por exemplo, a energia do Sol está representada, em parte, pela eletricidade, que é uma força solar refletida através do planeta Urano.

O Sol governa também o oxigênio.

O Sol é:

  • Quente;
  • Forte;
  • Seco;
  • Fogo;
  • Inflamatório;
  • Elétrico;
  • Positivo;
  • Masculino;
  • Diurno;
  • Construtivo;
  • Expansivo;
  • Tônico;
  • Ação;
  • Eruptivo;
  • Febril;
  • Cinético;
  • Sanguíneo.

Achou a ideia do artigo interessante? Compartilhe. Compartilhar é se importar:

Enfermidades “do” Sol


As enfermidades do Sol são orgânicas e estruturais.

Se o Sol “está fraco” no horóscopo, sobretudo no do homem, indica enfermidades segundo o signo e a casa na qual se encontra e segundo os planetas que afligem ao Sol e sua posição.

Para esta análise pessoal, caso seja o seu interesse, sugiro que procure por um(a) astrólogo(a).

Abaixo, segundo a tradição, uma lista com o resumo das principais enfermidades decorrentes do desequilíbrio deste astro conforme cada signo:

ÁRIES – perda de memória, derrames cerebrais, meningite, anemia, dor de cabeça, enfermidades nervosas, enfermidades cardíacas, enfermidades dos olhos.

TOURO – inflamações e distúrbios da garganta, problemas no sangue, distúrbios auditivos, tireoide.

GÊMEOS – enfermidades pulmonares e das vias respiratórias, enfermidades do cérebro, neuralgia, dores no ombro.

CÂNCER – anemia, distúrbios estomacais, má digestão, estados depressivos, peritonite, tumores.

LEÃO – enfermidades cardíacas, da medula espinhal, dos olhos, problemas de circulação, digestivos, hipertensão, infarto, enfermidades mentais.

VIRGEM – distúrbios digestivos, intestinais, peritonite, distúrbios cardíacos, enfermidades vasculares, enfermidades hepáticas.

LIBRA – Insuficiência renal, enfermidades cutâneas, úlceras, disfunções renais, debilidade do sistema nervoso, diabetes.

ESCORPIÃO – distúrbios renais, enfermidades dos genitais e do aparato gênito-urinário, inflamações do útero e dos ovários, enfermidades infecciosas da próstata, enfermidades mentais.

SAGITÁRIO – nervo ciático, paralisia dos membros, enfermidades pulmonares, obesidade, enfermidades do sangue, enfermidades linfáticas.

CAPRICÓRNIO – reumatismos, artrite, enfermidades da pele, distúrbios digestivos, sinusite, enfermidades do sangue, debilidade nos ossos.

AQUÁRIO – má circulação, infartos, obesidade, hidropsia, varizes, paresia, esgotamento.

PEIXES – sudorese nos pés, distúrbios intestinais, resfriados, distúrbios renais, obesidade, paresia, nevralgia.

Principais Plantas Medicinais Regidas pelo Sol


Todas as ervas abaixo são regidas, preponderantemente, pelo Sol. A lista está em ordem alfabética.

À esquerda, seu nome em língua portuguesa. À direita, seu nome científico.

Ao clicar sobre o nome científico, será aberta uma aba em seu navegador com os resultados da pesquisa pelo respectivo termo. Assim, você poderá reconhecer a planta visualmente e aprender mais sobre as suas propriedades.

Para saber se uma determinada erva faz parte desta lista, tecle CTRL + F e digite o termo desejado.

E, para pesquisar em todo o nosso blog, utilize a busca localizada no canto superior direito da tela, ao lado do menu “contato”.

Estaremos atualizando a lista na medida em que encontrarmos outras referências na literatura hermética.

Como utilizar esta lista?


Os que se dedicam à arte da Espagiria Alquímica poderão utilizar esta lista como um guia de operações.

Por exemplo:

Suponhamos que você deseje trabalhar com o Zimbro para combater a negatividade energética do ambiente. Como esta poderosa erva é solar, deve ser plantada, colhida e/ou iniciar a operação (preferencialmente) em um domingo.

E, se possível, nos horários do Sol.

Desta maneira, aproveitaremos melhor a impregnação astral e, com isso, obter um preparado muito mais intenso (energeticamente falando).

Este artigo foi escrito tendo como base de estudo as obras de: Paracelso, Culpeper, e Manfred Junius.

Para saber um pouco mais sobre a relação entre Alquimia e Astrologia, recomendamos este artigo.

Inicialmente, a ideia era disponibilizar este material somente para os alunos do nosso curso de Alquimia Espagírica.

Mas, devido à importância do tema e à escassez de material, julgamos de grande utilidade que este conteúdo esteja ao alcance de todo buscador, independente de ser nosso aluno ou de outra escola.

Ao concluirmos esta série de artigos sobre as regências planetárias, disponibilizaremos uma compilação de todo o conteúdo no formato impresso, inclusive com os horários planetários.

Círculo Interno de Leitores

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para fazer parte GRATUITAMENTE do nosso Círculo Interno de Leitores e receber conteúdos especiais!>

6 Comentários


  1. Como sempre digo, tudo está relacionado com tudo, tudo tem a ver com tudo, somos todos Um. Entender essas micro inter-relações, apesar de demandar muito esforço e dedicação, parecer ser uma das chaves para uma compreensão mais aprofundada do Todo. Obrigado Daniel Fidelis. Paz e luz.

    Responder

  2. Gostaria de saber qual relação em comum tem essas plantas que são regidas pelo sol, alem de serem regidas pelo tal, viso isso na pratica de encontrarmos plantas nativas de cada região, para ter um catalogo pessoal de cada região do nosso extenso Brasil. Paracelso nos da um método que estipula que cada planeta/planta tem seu cheio, cor da flor, quantidade de folhas e por ai vai, mas quem souber de algo para acrescentar estou na busca.

    Responder

  3. Excelente, Daniel! O Max Heindel, autor da Rosa Cruz, escreveu um livro ótimo sobres as correlações arquetípicas entre signos/planetas e sistemas do organismo humano. Chama-se “Astrodiagnose”. Como astróloga, recomendo! Abraços.

    Responder

  4. Mais uma vez quero parabenizá-lo pelo excelente texto. Grande abraço.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *