7 Passos Simples Para Entender Qualquer Livro Esotérico

O Livro Esotérico é a principal fonte de conteúdo de qualquer estudante de ocultismo e da espiritualidade de uma forma geral.

Ao longo dos últimos 20 anos venho formando uma biblioteca pessoal, que conta com milhares de livros, e continua crescendo… (até escrevi um post sobre como montar e organizar sua biblioteca).

Ler é importante, aprender é essencial, mas saber interpretar é fundamental. Autor desconhecido.

Nesse período, notei que o livro esotérico requer um cuidado especial em sua leitura, para uma melhor compreensão dos conceitos. Exige um ambiente devidamente preparado, material de apoio e procedimentos específicos que, seguidos como orientado neste artigo, vai elevar significativamente a sua capacidade de compreensão de qualquer texto esotérico (e que podem ser aplicados a outros tipos de leitura também).

Portanto, continue lendo este artigo para saber mais sobre:

  1. Como preparar o ambiente de leitura
  2. Como preparar a si mesmo para ter foco na leitura
  3. Cercando-se de ferramentas úteis para a sua leitura
  4. Fazendo uma leitura de reconhecimento
  5. Procedendo à leitura minuciosa da obra
  6. Como e onde realizar uma pesquisa complementar
  7. Realizar uma Meditação sobre as questões essenciais

COMO PREPARAR O AMBIENTE DE LEITURA


Você deve sentir-se bem no recinto. Mas sem comprometer o foco na leitura. O ambiente deve ter boa iluminação (de preferência, luz natural). Mesa e Cadeira confortável e ergonômica (sua coluna deve ficar ereta).

O ideal é que você possua um ambiente inteiro consagrado ao estudo. Se isso não for possível, pelo menos um canto reservado, com o mínimo necessário. Tudo deve estar limpo e organizado.

Dê especial atenção ao horário do seu estudo. Procure identificar se existe alguma hora do dia ou da noite em que sua concentração funciona melhor. Uma vez identificado esse horário, faça seus estudos neste período.

Acender um incenso, momentos antes do estudo, ajuda a tornar o ambiente mais acolhedor.

COMO PREPARAR A SI MESMO PARA TER MAIS FOCO NA LEITURA


No dia do estudo, não faça uso de bebidas alcoólicas. Evite muitos compromissos diários ou excesso de tarefas. Isso tende a afetar a nossa concentração. É comum flagrarmos a nossa mente projetando a tarefa do dia seguinte quando deveria estar focada na leitura. Mas, isso é um exercício que requer treino e força de vontade.

Tome um banho relaxante e utilize roupas confortáveis.

Procure adotar um tempo mínimo para a sua leitura, planeje o que você irá ler, avise a todos da casa que você necessita de um período em silêncio, sem atender a campainha, interfone, visitas e telefone.

Disciplina é fazer o que precisa ser feito, mesmo sem estar com vontade de fazer. Daniel Fidélis.

Lembre-se: o cérebro destreinado é traiçoeiro. Ele vai tentar te convencer a não definir horários nem planejar o que irá ler, sob a alegação de que você deve seguir a intuição…

Está gostando do artigo? Então cadastre seu email abaixo para integrar o nosso Círculo Interno de leitores e receber conteúdo exclusivo, além de participar de promoções culturais para vagas gratuitas em nossos Cursos.

CERCANDO-SE DE FERRAMENTAS ÚTEIS PARA A SUA LEITURA


Passos-para-Entender-Qualquer-Livro-Esotérico-4

A primeira ferramenta não poderia ser outra: Dicionário de Língua Portuguesa! (ou outra Língua, caso o seu idioma não seja o Português).

Eu uso um calhamaço mas você pode utilizar um dicionário online, caso tenha disciplina de manter o foco na leitura ao invés de ficar zapeando no Facebook entre um parágrafo e outro. O meu dicionário online preferido é o Priberam. É super atualizado e gratuito. Tratando-se de livro de esotérico, é frequente encontrarmos palavras ou expressões que ainda não conhecemos. Por isso, o dicionário é uma ferramenta obrigatória.

Outro item, muito útil e que eu gosto muito de utilizar, é o caderno de anotações. Frequentemente, durante a leitura, tomo nota dos nomes de outros autores e livros citados ou referenciados na obra.

E, se você é uma pessoa que gosta de organizar informações, sugiro que mantenha um inventário das suas leituras. Gosto de utilizar uma planilha onde registro o título do livro, nome do autor, número de páginas, e o ano em que concluí a leitura. Com esse registro, você saberá, exatamente, quantos livros está lendo por ano, a média diária de páginas lidas e quais foram os títulos e autores estudados.

FAZENDO UMA LEITURA DE RECONHECIMENTO


Passos-para-Entender-Qualquer-Livro-Esotérico-13

Finalmente, vamos abrir o livro!

Examine sua capa, contra capa, orelhas, sinta a obra. Dê aquela passada rápida de folhas. Abra, passe folha por folha, sem pressa. Familiarize-se com as informações editoriais e catalográficas.

Vá para o índice ou sumário. Veja quais são os tópicos abordados.

Comece a leitura. Nesta leitura de reconhecimento, você não vai se preocupar em entender todos os conceitos. O objetivo desta leitura é uma aproximação entre você e a obra. É uma leitura corrida onde você vai buscar o significado das palavras que não conhece, assinalando passagens obscuras, referências diversas e o que você julgar relevante.

PROCEDENDO À LEITURA MINUCIOSA DA OBRA


Uma vez feita a leitura de reconhecimento, agora você irá fazer uma leitura minuciosa, recomeçando da primeira página.

Como você já identificou os trechos mais complexos, com simbolismos ou significados desconhecidos, deverá investir mais tempo em sua compreensão. Recomendo que você não crie expectativas de querer entender 100% do livro. Mas, dê o seu melhor. Com o tempo os véus serão erguidos, conforme o seu desenvolvimento e méritos.

Se você realmente leva a sério os estudos esotéricos, não lerá apenas uma vez o livro. Mas, estará sempre retornando, redestilando o seu conteúdo, em busca de algo novo ou que ainda não estava revelado.

Um livro clássico nunca termina o que nos tem a dizer. Ítalo Calvino.

COMO E ONDE REALIZAR UMA PESQUISA COMPLEMENTAR


Durante o seu processo de leitura minuciosa, você terá a necessidade de realizar consultas.

A primeira ferramenta é óbvia: o Google. A busca pode ser por palavra chave ou frases inteiras. Mas, seja cuidadoso em não perder o foco. O que inicia como uma pesquisa sobre determinado livro esotérico pode terminar em um blog sobre culinária.

A segunda ferramenta é o YouTube. Hoje, cada vez mais, as pessoas estão gravando vídeos. Portanto, é uma boa opção realizar a sua pesquisa nesta rede social.

A terceira ferramenta também é uma rede social: o Facebook. É possível encontrar grupos de discussão sobre os mais variados assuntos. Apesar de que a maioria deles (principalmente os que não são moderados) tratam de tudo, menos sobre o assunto do grupo. Mesmo assim, vale tentar.

A quarta ferramenta é outro livro. Conforme a sua biblioteca pessoal vai se expandindo, ela passa a contar com diversas referências. Será cada vez mais comum a sua leitura atual mencionar uma obra que já faz parte do seu acervo.

Por último, mas não menos relevante: consultar o seu Orientador ou amigo de Jornada, principalmente se ele(a) já realizou um estudo aprofundado do material que você esteja trabalhando. Mas, tenha sempre em mente que ele(a) não é obrigado a te entregar tudo “mastigado”. Ele(a) vai te apontar um caminho, mas é você quem deverá trilhá-lo.

REALIZAR UMA MEDITAÇÃO SOBRE AS QUESTÕES ESSENCIAIS


Nem todo livro esotérico requer este passo. Não pelo nível de complexidade, mas, pela sua essência.

Algumas obras são iniciáticas. E, a chave do verdadeiro entendimento vai além da capacidade intelectual. Costumam ser obras que nos arrebatam para outro nível de mentalidade. Para serem plenamente desvendadas, requerem uma certa sensibilidade.

Não vou ensinar como meditar. Pois, é bem provável que você já saiba realizar algum tipo de meditação. O que você irá fazer, como último passo deste procedimento, é elencar um tema do livro, especialmente aquele que lhe tocou o coração ou sinta que anda há algo a mais para ser desvelado.

Para quem nunca meditou, faça o seguinte: repasse, mentalmente, o tema de sua reflexão. Permaneça alguns minutos esquadrinhando a questão. Após esse período, entre em silêncio; Sinta; Torne-se receptivo.

Você pode fazer isso caminhando por lugar que lhe proporcione paz de espírito ou, até mesmo, antes de dormir, em sua cama.

Lembre-se: não crie expectativas! O excesso deste sentimento podem causar ruídos em sua reflexão.

Registre em seu diário. Ao longo dos anos, acumulei centenas de folhas com estas reflexões. Verdadeiros presentes recebidos.

CONCLUSÃO


À primeira vista, pode parecer trabalhoso demais realizar todos estes procedimentos para ler um livro esotérico (ou qualquer outro). Mas, quando você começar a praticar e provar da sua eficácia, não vai querer estudar de outra maneira.

Infelizmente, o excesso de compromissos diários e a grande quantidade de informações que temos à disposição, acabam embaçando a nossa visão. Sem falar na proliferação dos PDFs (a maioria, ilegais) que abarrotam os HDs. Muitos acabam realizando leituras superficiais e, com isso, negligenciam o estudo minucioso.

É evidente que não são todas as obras que requerem esta metodologia de estudo. Isso você identificará no primeiro contato com o livro. Mas, aplique o método, mesmo que isso vá aumentar o seu tempo de estudo por livro.

Busque a excelência!

Se você deseja compartilhar com os nossos leitores a sua experiência de estudo, não deixe de comentar, logo abaixo. Envie este artigo para um amigo ou compartilhe na sua rede social preferida.

E, se você ainda não faz parte do nosso Círculo Interno de leitores, faça o seu cadastro gratuito, logo abaixo:

RECEBA MAIS PRÁTICAS!

Cadastre-se para receber GRATUITAMENTE mais práticas no seu eMail, logo depois de publicarmos um novo conteúdo!>

3 Comentários


  1. Quero lhe agradecer a oportunidade de pode desenvolver esta Arte que há muito tempo estudo como um Rosacruz, mas, nunca tive oportunidades reais de ter acesso a práticas por falta de condições e agora já consigo, com tuas orientações saciar um pouco de minha sede nestas águas cristalinas! Obrigado de coração e que o Supremo seja sempre o teu guia na Luz Inefável! EU SOU Carlos Barros.

    Responder

  2. Frater Daniel, gratidão pelo artigo, vai me ajudar muito em meus estudos.
    P.P

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *